Dental Press Portal

Brasil está entre os países mais desinformados sobre saúde bucal

Neste Dia Mundial da Saúde Bucal (do inglês World Oral Health Day – WOHD), comemorado em 20 de março, a Federação Dentária Internacional (FDI) derruba mitos sobre práticas de saúde bucal, incentivando as pessoas a se tornarem mais bem informadas e cuidar melhor de suas bocas.

Os resultados de uma pesquisa online, realizada em 12 países com mais de 12 mil adultos, indicaram uma diferença significativa entre o que as pessoas acreditam ser bons hábitos de higiene dental, o que eles realmente fazem e o que é recomendado por especialistas em saúde oral.

>>> Leia Também: Professor da Austrália fala sobre importância da prevenção na saúde bucal

Em oito dos nove países pesquisados, 50% ou mais dos entrevistados disseram que achavam importante escovar os dentes logo após cada refeição principal. Essa prática incorreta de saúde bucal foi pior no Brasil, México, Egito e Polônia (84%, 81%, 62% e 60%, respectivamente). A FDI recomenda esperar pelo menos 30 minutos depois de comer para escovar os dentes, para evitar enfraquecimento do esmalte dentário.

“Estes resultados realçam uma discrepância alarmante entre conhecimento e boas práticas reais de saúde oral”, afirmou o Presidente do FDI Dr. Patrick Hescot. “Queremos que todos tomem o controle de sua saúde bucal neste Dia Mundial da Saúde Bucal e compreendam que adotando bons hábitos de higiene bucal, evitando fatores de risco e fazendo check-up odontológico regular, eles podem ajudar a proteger suas bocas. Uma boca saudável nos permite falar, sorrir, cheirar, saborear, tocar, mastigar, engolir e transmitir uma série de emoções com confiança e sem dor, desconforto e doença. Uma boa saúde bucal importa e se traduz em uma melhor qualidade de vida. “

Os entrevistados, na maioria dos países pesquisados, ​​acreditavam incorretamente que lavar a boca com água após a escovação é importante. Este mito foi considerado maior entre os participantes do Brasil, África do Sul, México, Índia e Canadá (77%, 75%, 73%, 67% e 67%, respectivamente). Na realidade, recomenda-se não enxaguar a boca com água imediatamente após a escovação para permitir a exposição máxima ao fluoreto, otimizando os efeitos preventivos.

Quase metade dos entrevistados na Índia, África do Sul, Brasil e Polónia (52%, 49%, 48% e 42%, respectivamente) pensaram que tomar suco de fruta em vez de bebidas gaseificadas era melhor para uma boa saúde oral. Suco de frutas, no entanto, também pode conter muito açúcar, que provoca cáries dentárias. A FDI recomenda manter o consumo de bebidas açucaradas baixo, como parte de uma dieta saudável e equilibrada.

>>> Leia Também: Publicação feita na ADA fala sobre O Futuro da Saúde Bucal

O Dr. Edoardo Cavalle, Presidente da Equipe de Tarefa do WOHD (sigla de World Oral Health Day), afirmou: “Entender as boas práticas de saúde bucal e adotá-las no início da vida ajudará a manter uma ótima saúde bucal na velhice e garantir que você viva uma vida longa, livre de dor física e muitas vezes sofrimento emocional causado por doença oral”.

Outras descobertas fundamentais sobre práticas de saúde bucal:

Setenta e sete por centro das pessoas entrevistadas concordaram que visitar um dentista uma vez por ano é uma boa prática de saúde oral, mas apenas 52% realmente o fizeram. Apenas 28% dos participantes identificaram o consumo de álcool com moderação como importante para a boa saúde oral.

A pesquisa foi realizada entre 20 e 31 de janeiro de 2017. Os números foram ponderados e representam nacionalmente todos os adultos maiores de 18 anos na Grã-Bretanha (2.090), nos EUA (1.145), na Austrália (1.018), na Nova Zelândia (1,055), no Japão (1.006)  Canadá (1.002); (1.006), Polônia (1.004) África do Sul (500), Brasil (1.000); na Índia (1.011) e Egito (1012).

O Dia Mundial da Saúde Oral é celebrado anualmente em 20 de março. Foi iniciado em 2013 pela FDI para aumentar a conscientização mundial sobre a prevenção e controle de doenças bucais, e é apoiado pelos parceiros globais Henry Schein, Philips Sonicare e Unilever.

Fonte: DentalTribune

Sair da versão mobile