Dental Press Portal

Saúde bucal pode impactar na performance do atleta

Praticantes de esportes, de qualquer modalidade, precisam levar uma vida saudável, cuidar de seus hábitos alimentares e ter um bom condicionamento físico. Neste contexto, a Odontologia do Esporte é uma especialidade que estuda a prevenção e tratamento de lesões e doenças das estruturas bucais que impactam na prática esportiva. O correto funcionamento da mandíbula influencia na função de outros sistemas como o nervoso, o circulatório, o endócrino. O dentista especialista em esportes estuda como esses e outros problemas bucais podem comprometer o desempenho físico do esportista.
09_08_12_womens_boxing_02_hd

Segundo Dagmar de Paula Queluz, coordenadora do curso de especialização em Odontologia do Trabalho e Desportiva, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP), o rendimento de um atleta pode diminuir até 21% por causa de problemas relacionados aos dentes. “Entre esses problemas estão a má-oclusão dental e as infecções (gengivite e canais não tratados). Ambos podem provocar problemas de mastigação, dificultando o aproveitamento da energia dos alimentos, fundamental para a vida dos atletas”, diz a especialista.

De acordo com Dr. Rodrigo Venticinque, especialista em Odontologia Sistêmica e Prótese Dentária, é preciso que os atletas tenham um organismo equilibrado e o corpo deve estar em perfeita harmonia para que os músculos respondam rapidamente aos comandos cerebrais. “Postura, o correto alinhamento da mandíbula em relação à cabeça, espaço suficiente para a língua, por exemplo, ajudam a melhorar a respiração, diminuindo a carga cardiorrespiratória e aumentando a performance, especialmente se estamos falando de um atleta”, explica

Assim, o tratamento de problemas odontológicos pode significar a diferença entre ganhar ou perder. A respiração bucal, por exemplo, provoca alterações significativas reduzindo a capacidade aeróbica, contatos prematuros deixam a mandíbula mais susceptível a traumas, e infecções na cavidade bucal podem atingir o restante do organismo. Nos atletas isso acontece com maior velocidade, por conta do metabolismo mais acelerado. O desequilíbrio na boca pode afetar outras regiões do corpo, inclusive órgãos vitais, como coração, pulmão, articulação, e pode comprometer a recuperação de lesões musculares.

Em alguns casos é indicado o protetor bucal para reduzir impactos. É aconselhado o atleta utilize um protetor individualizado, confeccionado por dentistas, para melhor adaptação e mais conforto durante a prática esportiva. Além da proteção contra fraturas dentais, também previne fraturas de mandíbula e lesões na ATM – articulações temporomandibulares.

“O atleta profissional deve ter o cuidado de procurar um odontologista que atue em esportes, pois é preciso ter cuidado com a utilização de substâncias ou medicamentos que possam interferir no exame antidoping”, explica Dr. Venticinque.

 

Fonte: Odontologia Venticinque e Terra Saúde Bucal

Foto: Getty Images

 

Sair da versão mobile