Dental Press Portal

Molécula da saliva tem alto poder de cicatrização, diz pesquisa

Um estudo publicado online no The FASEB Journal reforça o mito de que as feridas no interior da boca cicatrizam de forma mais rápida e eficiente do que machucados em outros lugares do corpo. Até agora, sabia-se que a saliva desempenhava um papel importante no processo de cicatrização de feridas, embora a extensão do sua função fosse desconhecida. O estudo examinou os efeitos do peptídeo salivar histatina-1 na angiogênese (formação de vasos sanguíneos), o que é crítico para a eficiência da cicatrização de feridas. Os pesquisadores descobriram que a histatina-1 promove a angiogênese, bem como a adesão e migração celular.cicatrização

“Essas descobertas abrem novas alternativas para entender melhor a biologia subjacente às diferenças entre cicatrização oral e cutânea”, disse Vicente A. Torres, Ph.D., professor associado do Instituto de Pesquisa em Ciências Dentárias da Faculdade de Odontologia da Universidade do Chile, em Santiago. “Nós acreditamos que o estudo pode ajudar a conceber  abordagens mais precisas para melhorar a cicatrização de feridas em outros tecidos que não a boca.”

O estudo envolveu experimentos em três níveis: endotélico, ou formação de vasos sanguíneos em células em cultura; embriões de frango como modelos animais; e amostras de saliva obtidas de doadores saudáveis. Usando estes três modelos, a histatina-1 e a saliva aumentaram a formação dos vasos sanguíneos. Os pesquisadores agora estão dando o próximo passo nesta linha de estudo – usando essas moléculas para gerar materiais e implantes para auxiliar na cicatrização de feridas.

>>> Leia também: Teste de saliva traz resultados em cinco minutos

“Os resultados claros do presente estudo abrem uma ampla porta para um avanço terapêutico. Eles também trazem à tona o possível significado dos animais – e muitas vezes crianças – lamberem suas feridas “, disse Thoru Pederson, Ph.D., Editor-chefe do The FASEB Journal.

O artigo completo, em inglês, está disponível aqui. 

Fonte: Livre tradução do Science Daily

Sair da versão mobile