Dental Press Portal

Escova de Dente: saiba como identificar o momento certo para trocar a sua

Imagem: Ilustrativa/Unsplash

De quanto em quanto tempo devo trocar minha escova de dente? Essa é uma pergunta que sempre paira sobre as discussões acerca da saúde oral. Há alguns sinais que são fundamentais para identificar o momento certo de dar adeus à sua escova e utilizar uma nova e há também um período fundamental para que essa mudança seja ocasionada.

Já é um consenso de que o tempo necessário para que se faça a troca da sua escova de dente seja a cada três meses – segundo o que aponta a Associação Dental dos Estados Unidos –  apesar de muitas pessoas ignorarem essa recomendação. Há sinais que também devem ser avaliados quando se trata da sua troca de escova de dente, como o desgate das cerdas, por exemplo.

Escova de dente; Toothbrush; Reciclável; Descartável; Saúde Bucal
Imagem: Ilustrativa/Unsplash

A escova de dente é um objeto que acumula bactérias e fungos de maneira muito fácil, afinal, está diariamente em contato com a boca, seja em momentos após uma refeição, antes de dormir ou depois de acordar, bem como ao parmanecer em ambientes como banheiros, que se tornam muito mais suscetíveis para a proliferação desses organismos.

Se temos o entendimento de que quanto mais utilizamos a escova de dente, mais ela se desgasta, ao completar o ciclo de vida útil recomendado de três meses, é necessário fazer a troca desse objeto tão imprescindível para a manutenção da saúde bucal.

A conservação da escova de dente deve ser feita, afinal, melhora a sua vida útil. Cuidados como retirar o excesso de água acumulado nas cerdas após a escovação, higienização para a remoção de excesso de creme dental e mante-la fora de locais úmidos são ações cruciais para a sua preservação.

Não espere o desgate das cerdas de sua escova de dente se tornar visível para trocá-la. Se as cerdas estiverem desfiadas ou desbotadas – no caso das escovas de dente coloridas – é o momento necessário para a sua atualização. Mas lembre-se sempre de descartar corretamente a sua escova em lixo reciclável.

COMO DESCARTAR MINHA ESCOVA CORRETAMENTE?

Boa parte das escovas de dente são feitas a partir de materiais como o plástico, que podem levar até 450 anos para de decompor. Apesar de ser um material fácil de usar e reutilizar, o seu descarte incorreto é muito prejudicial ao meio ambiente. O que se recomenda após a vida útil de cada escova é que seja feita uma higienização no objeto e que seu descarte seja feito em lixo reciclável.

Sair da versão mobile