Dental Press Portal

Figura histórica da Odontologia no Brasil, Ruy dos Santos Pinto concede entrevista a jornal

Ruy dos Santos Pinto, criador da primeira pós-graduação em Cirurgia Odontológica do país e responsável pela criação do Centrinho da Unesp, em entrevista ao portal Folha da Região fala sobre as realizações dele no campo acadêmico da Odontologia e as dificuldades dos trabalhos sociais desenvolvidos durante a carreira.

Ruy dos Santos Pinto
Ruy é reconhecido pela humanização no atendimento odontológico (Foto: Reprodução Alexandre Souza/Folha da Região)

Aos 90 anos, o ex-professor esbanja jovialidade invejável. Ruy, como gosta de ser chamado, foi o pioneiro na fundação do curso de Odontologia do então Instituto Isolados do Ensino Superior de São Paulo, que mais tarde se tornaria FOA/Unesp. Casado com Mercedes Cunha dos Santos Pinto teve os filhos Rui, Ary, Francisco Carlos, Paulo Roberto e Nancy. 

>>>Leia mais: Cursos de Odontologia do Brasil são os melhores do mundo

Outro feito notável na trajetória do ex-professor foi a fundação do atual Caoe (Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência), conhecido como o Centrinho da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araçatuba. O centro foi o pioneiro no Brasil, responsável por exportar técnicas e procedimentos para todo o mundo. Atualmente, atende mais de 13 mil pessoas, de mais de 400 cidades de 12 estados. Também foi responsável pela fundação da Universidade Aberta da Terceira Idade, a UNA.

Na entrevista, Ruy conta como conseguiu superar as dificuldades em atender a população de baixa renda com ajuda de doações, uma questão, para ele, de amor ao próximo. “Você tinha um objetivo, tinha um paciente assistido e precisava ajudar. No início, o pessoal me chamava de louco, pois não havia dinheiro”, diz o ex-professor à Folha da Região.

A entrevista completa está disponível neste link: http://folha.fr/1.364188

Sair da versão mobile