Dental Press Portal

Roberto Macoto encerra primeiro módulo do 20º Excelência na Ortodontia

O doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Roberto Macoto encerrou o primeiro módulo do 20º Excelência na Ortodontia.

Em seis horas/aula ele abordou o tema Cirurgia Ortognática, trazendo método que ele utiliza há mais de 10 anos para simplificar o diagnóstico e planejamento da cirurgia, de maneira que pode ser estendida à Ortodontia. “Por meio de uma ferramenta simples e rápida eles poderão diagnosticar qualquer caso, sem aquele monte de análises que aprendemos até hoje”, afirma Macoto.

Macoto tem no currículo a realização de milhares de cirurgias, sendo reconhecido no Brasil e exterior como cirurgião de referência na área ortognática. Atuou por 27 anos no Centrinho, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, da Universidade de São Paulo (USP). Hoje, atende somente na clínica privada.

Roberto Macoto esteve presente nas 20 edições do Excelência na Ortodontia (Foto: Angélica Nogaroto/Dental Press)

Após almoço, Daniel Favo Junior, paciente do Dr. Macoto, veio a convite do profissional para demonstração do método de diagnóstico e planejamento, técnica reproduzida em mais de 500 cirurgias consecutivas nos últimos 10 anos, segundo o cirurgião.

Roberto Macoto demostra técnica em paciente (Foto: Angélica Nogaroto/Dental Press)

 1º módulo 20º Excelência na Ortodontia

Esta semana foi cheia de novidades para os 40 ortodontistas que participam do 20º Excelência na Ortodontia Dental Press.

No primeiro dia (5), os alunos puderam analisar maneiras adequadas de realizar pesquisas científicas e clínicas, com David Normando e, logo após, Márcio Almeida abordou a Biomecânica em Ortodontia.

Na terça-feira (6), Marcos Janson abordou o tema Ortodontia em adultos. Adilson Ramos trouxe a Movimentação ortodôntica para recuperação do rebordo alveolar em casos multidisciplinares para a 20º turma de Excelência.

José Fernando Castanha Henriques e José Rino Neto comandaram o quarto dia do Excelência na Ortodontia.  Henriques falou sobre Tratamento contemporâneo da má oclusão de classe II: diagnóstico, prognóstico e tratamento e apresentação de casos clínicos. Neto abordou o Diagnóstico e tratamento das deformidades dentofaciais.

Hugo Trevisi e Orlando Tanaka estiveram presentes nesta quinta-feira (8) com os temas Técnica MBT e Canino incluso e classe II – subdivisão, respectivamente.

20 anos de Excelência

A ideia de formação continuada entrou em evidencia no Brasil principalmente a partir da lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. “Senti a necessidade de me atualizar em algum curso regular para quem já tivesse pós-graduação, mas este ‘curso’ não existia. Criei uma grade com os melhores professores do Brasil e achei que o formato ideal seria a cada dois meses, para não atrapalhar a agenda do consultório, a família e as finanças”, conta o idealizador do programa e fundador da Dental Press, Dr. Laurindo Furquim.

Com o programa elaborado, Furquim foi até Brasilia apresentar a ideia ao então presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Dr. Abilio Afonso Baeta Neves, junto com o deputado Ricardo Barros (hoje Ministro da Saúde), que conseguiu a agenda. “Dr. Abilio ficou encantado com o projeto e nos pediu licença para mostrar ao Ministro da Educação na época, Dr. Paulo Renato Souza – que também aprovou e recomendou o programa. Com este aval começamos a convidar os professores e o programa sempre foi este sucesso, desde a primeira turma em 1999. O mérito é do corpo docente”, ressalta Dr. Furquim.0

Veja as fotos:

[flickr_set id="72157693398417314"]
Sair da versão mobile