Dental Press Portal

Revistas Dental Press são as mais lidas por dentistas brasileiros, diz pesquisa

_MG_9180

Será que os dentistas do Brasil estão tendo acesso à informação atualizada e são capazes de colocar em prática em seus consultórios aquilo que leem em artigos científicos? Foi a partir dessa dúvida que Ana Paula Gonçalves desenvolveu uma pesquisa inédita, que traçou o comportamento de leitura de periódicos científicos por dentistas brasileiros. O estudo revelou que as revistas publicadas pela Dental Press são as mais lidas pelos profissionais de odontologia no país.

Dos profissionais entrevistados, 60,9% indicaram ter o hábito de buscar informações em periódicos científicos. Quando solicitados a mencionar quais periódicos costumam ler, numa pergunta de livre resposta, houve um total de 925 citações a periódicos científicos. Destas citações, a revista mais citada foi a Dental Press, neste caso englobando todas as revistas da Editora Dental Press (Estética, Implantology, Revista Clínica, Journal of Orthodontics e Endodontics), uma vez que muitas menções não especificavam detalhes a qual destas o profissional se referia. Do total de citações, 8,1% foram para as revistas da editora.

Ana Paula Gonçalves é Mestre em Odontologia pela Universidade de Pelotas (Foto: arquivo particular)

De acordo com a autora, o resultado era esperado. Estudos realizados em outros países descrevem comportamento similar de seus profissionais de odontologia. Ela explica que algumas barreiras na atualização profissional são inerentes à área de atuação, como o grande fluxo de publicações, caso do Brasil. “Fico contente, como profissional que se dedica à pesquisa e ao ensino de Odontologia, que os profissionais de nosso país se preocupem com a atualização de seus conhecimentos e com a possibilidade de oferecer os melhores tratamentos a seus pacientes. Mas, pela diversidade de fontes de informação que os profissionais alegam utilizar, penso que a academia precise se preocupar também em atingir os profissionais da área por veículos tradicionalmente considerados ‘não-acadêmicos’.”

Ela acredita que o diferencial da Dental Press esteja na grande abrangência entre as especialidades da Odontologia, seja em suas publicações, seja na oferta de cursos de educação continuada, que fazem com que os profissionais clínicos conheçam a editora. “Com base nas entrevistas que realizei com os profissionais, pude notar que eles costumam buscar literatura que embase a especialidade em que atuam. É importante que um produto nacional consiga atingir o público alvo, e neste sentido a Dental Press parece estar cumprindo com seu propósito”, diz.

Ana Paula apresentou o trabalho “Análise do acesso à informação científica por cirurgiões-dentistas do Brasil” ao Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, em fevereiro deste ano, para obtenção do título de Mestre em Odontologia.

Sair da versão mobile