Dental Press Portal

Revista Clínica lança edição temática de Biomecânica

capa_1

Dando sequência às edições temáticas da Revista Clínica de Ortodontia Dental Press, a publicação homenageia na edição V14N3 outro tema vital para a especialidade: a Biomecânica. Para coordenar tal trabalho, o editor-chefe da publicação, Carlo Marassi, convidou o renomado ortodontista Renato Parsekian Martins, autor de importantes pesquisas sobre o tema publicadas em revistas nacionais e internacionais. A biomecânica é assunto recorrente também em seu blog, o Smartodontics.

A edição temática está dividida em dois números, cada um com seis artigos inéditos. “Não demos limite aos autores sobre figuras e sobre o tamanho dos artigos e, como todos os convidados contribuíram, a edição ficaria muito grande”, explica Martins. Para ele, a publicação será um grande sucesso. “Isso não é só um sentimento, várias pessoas já me perguntaram como podem adquirir a revista”, conta o editor convidado. “Como a Biomecânica não é uma área limitada da ortodontia, abrange uma fatia grande da nossa especialidade. Eu acho que essa edição interessará a grande maioria dos ortodontistas, tanto estudantes quanto clínicos e professores”, diz. Sobre o convite para coordenar a edição, ele diz ter ficado muito feliz. “Ser reconhecido pelo trabalho que você faz é muito gratificante, principalmente quando esse reconhecimento vem da maior e mais respeitada editora cientifica da área de odontologia do Brasil”, diz.

Os desenhos que ilustram a capa do primeiro número da edição foram feitos pelo professor Joel Cláudio da Rosa Martins, pai de Renato, falecido em 1998 aos 47 anos. Na tentativa de convencer o filho a cursar odontologia em vez de exatas, ele desenhou no verso da última página de um caderno do terceiro colegial de Renato. “Eu sempre me interessei por exatas, especificamente física. Eu acho que eu iria acabar cursando engenharia ou física pura, mas meu pai acabou me convencendo naquele dia que eu poderia unir o útil ao agradável, seguir a profissão dele e da minha mãe e acabar aplicando aquilo que eu gostava de fazer. Eu tive bons professores e o assunto fazia parte de mim, meu pai sabia disso e conseguiu me convencer a seguir os caminhos dele”, revela Martins. Isso foi em 1996, no ano que ele passou no vestibular. “Ele acabou nunca me dando aula nem na faculdade e nem na pós. Aquele desenho foi a primeira e última aula de ortodontia que eu tive com ele.”

 

***********

A edição temática sobre biomecânica da Revista Clínica de Ortodontia Dental Press chegará a todos os assinantes até meados de agosto. Se você ainda não é assinante da revista, clique aqui. Mas corre, porque os exemplares são limitados!

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile