Dental Press Portal

Revista Clínica de Ortodontia homenageia Dr. Omar Gabriel

clinica capaA edição V15N2 da Revista Clínica de Ortodontia Dental Press presta uma justa homenagem a um dos maiores nomes da Odontologia brasileira, o professor Dr. Omar Gabriel da Silva Filho, editor-chefe da publicação entre 2009 e 2010. Com sua imagem estampada na capa, ao lado de outro ícone, Dr. Leopoldino Capelozza Filho, a revista celebra a vida e obra deste mestre, que teve sua brilhante carreira interrompida em 2010, quando uma isquemia cerebral o impossibilitou continuar exercendo suas atividades.

A edição traz, além de uma entrevista histórica com Capelozza, depoimentos de outros colegas sobre sua contribuição à Odontologia brasileira. “Ele foi meu aluno na graduação e chamava atenção pela liderança intelectual que tinha sobre a sua turma e pela generosidade com que dividia todo o conhecimento que recebia e, mais do que isso, construía com sua ânsia de aprender”, relembra Capelozza.

Dr. Omar Gabriel é graduado em Odontologia e especialista em Ortodontia pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Ortodontia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Araçatuba). Com mais de 200 trabalhos publicados, destacou-se como um dos mais atuantes pesquisadores e criadores de protocolos, muitos deles utilizados internacionalmente. Ele foi coordenador do Curso de Atualização em Ortodontia Preventiva e Interceptiva, promovido pela PROFIS (Sociedade de Promoção Social do Fissurado Lábio-Palatal), no Centrinho (USP-Bauru), formando e inspirando inúmeros jovens.

“Um profissional diferenciado, um professor reconhecido por toda a comunidade ortodôntica nacional e internacional. Um mestre querido por todos, que é lembrado pela sua incrível capacidade de transmitir conhecimento na clínica, na literatura científica e no palco. Um homem que já fez história, muitos amigos e semeia o bem todos os dias”, diz o atual editor-chefe da revista Clínica, Dr. Carlos Alexandre Câmara.

“Com as dificuldades que surgiram, hoje ele fala pelos olhos. Pelos olhos ele diagnostica, planeja, orienta — é uma pessoa extremamente atuante, apesar de todas as dificuldades”, diz José Alberto de Souza Freitas, o “Tio Gastão”, um dos fundadores do Centrinho.

Discípula e colega, Dra. Terumi Okada Ozawa, também do Centrinho, descreve Omar como uma alma genuinamente boa, sensível, inteligente e desafiador. “Cientista inconteste, mestre soberano e, especialmente, um ser humano com espírito superior. Por isso, muita saudade de tanta gente aglutinada em um único ser humano.”

A edição V15N2 da Revista Clínica de Ortodontia Dental Press deve chegar aos assinantes até o fim de junho. Saiba mais sobre a revista aqui.

Sair da versão mobile