Dental Press Portal

Resina composta e adesivo ortodôntico são eficazes na colagem ortodôntica

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Ortodontia e Ortopedia Dentofacial da Faculdade de Odontologia da Saveetha University na Índia, tanto a resina composta fluida como o adesivo ortodôntico convencional, apresentam índices de falhas clinicamente aceitáveis, sendo adequados para a colagem ortodôntica.

Publicado no volume 22, número 2, da revista Dental Press Journal of Orthodontics, o estudo entitulado “Índice de falhas nos 6 meses após a colagem de braquetes com uma resina composta fluida: um estudo randomizado controlado, em boca dividida” teve como objetivo comparar o índice de falhas após a colagem com resina composta fluida (Heliosit Orthodontic, Ivoclar Vivadent AG, Schaan) e colagem com adesivo ortodôntico convencional (Transbond XT, 3M Unitek).

Como foi realizada a pesquisa?

O uso de resinas compostas fluidas como agentes de cimentação em Ortodontia tem merecido grande atenção, em função de sua adequada capacidade adesiva, facilidade de uso clínico e número reduzido de etapas de colagem.

No estudo, 53 pacientes consecutivos (23 homens e 30 mulheres) que se enquadravam nos critérios de inclusão adotados foram incluídos. No total, 891 braquetes foram analisados, sendo 444 colados com o Heliosit Orthodontic e 447 colados com o Transbond XT. As taxas de sobrevivência dos braquetes foram estimadas por meio da análise de Kaplan-Meier. As distribuições das taxas de sobrevivência dos braquetes em função do adesivo usado, do dente e da arcada dentária em questão foram comparadas por meio do teste de log-rank.

Quais foram os resultados?

Como resultado, os índices de falhas para os grupos Transbond XT e Heliosit Orthodontic foram, respectivamente, de 8,1% e 6%. Não foram observadas diferenças significativas entre os grupos quanto às taxas de sobrevivência dos braquetes (p = 0,242), e também não foram observadas diferenças estatisticamente significativas quanto aos índices de falhas quando se comparou a performance clínica nas arcadas dentárias superior e inferior, e nos segmentos anterior e posterior da boca. Assim, ambos os sistemas apresentaram índices de falhas clinicamente aceitáveis, podendo ser considerados adequados para a colagem ortodôntica.

Gostou deste artigo? Leia mais artigos da área da Ortodontia adquirindo a revista Dental Press Journal of Orthodontics. Saiba mais aqui!


Sair da versão mobile