Dental Press Portal

Resina composta é eficaz no tratamento de fraturas de dentes escurecidos

Pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa concluíram em um estudo que o tratamento restaurador direto com resinas compostas, quando bem indicado e realizado de forma correta, é uma excelente alternativa em situações de fraturas de dentes escurecidos.

resina composta
Resultado final do caso clínico (Fonte: Acervo Dental Press)

Observa-se que a procura por tratamentos odontológicos não se limita a situações dolorosas ou reabilitações protéticas extensas. O restabelecimento da forma, função e a discrepância de cor nas dentições são queixas principais de muitos pacientes que buscam os consultórios odontológicos com a intenção de melhorar a estética do sorriso. A fratura de restaurações antigas, associada ao escurecimento dentário, pode ser causada por diversas situações e existem várias formas de resolução clínica, sendo a faceta com resina composta uma modalidade previsível, segura e de custo acessível.

Na pesquisa, intitulada “Controlando a opacidade e translucidez em facetas de resina composta de dentes escurecidos” e publicada na revista Journal Of Clinical Dentistry and Research (volume 14, número 1), por meio de um relato de caso clínico, buscou-se demonstrar os passos para a confecção de uma faceta direta em dente escuro, tratado endodonticamente, com enfoque principal no controle da opacidade e translucidez do sistema restaurador.

Quais os resultados do estudo?

O tratamento restaurador direto com resinas compostas se mostrou uma excelente alternativa, pois restabelece a harmonia entre a função e a estética, correspondendo às expectativas do paciente e aumentando sua autoestima, além de ser uma opção de tratamento mais conservadora em relação aos procedimentos restauradores indiretos.


Gostou desta pesquisa? Confira ela na íntegra e outros artigos científicos inéditos na área da Odontologia Estética na Revista Journal Of Clinical Dentistry and Research, publicação oficial da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE).  Saiba mais aqui!

Sair da versão mobile