Dental Press Portal

Comissão aprova proposta de regimento interno para exercício da Odontologia em hospitais

odonto hospitalA Comissão de Odontologia Hospitalar do CFO aprovou no dia 25 de agosto, em reunião da sede do Conselho, em Brasília, proposta de regimento interno que cria a normativa legal e ética para o exercício da profissão nos hospitais.

A iniciativa foi motivada pelo Projeto de Lei da Câmara (PLC) 34/2013, que prevê a obrigatoriedade de cirurgiões-dentistas em hospitais. A proposta é da senadora Ana Amélia (PP-RS) e foi aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, mas aguarda votação em plenário.

“Se a nossa proposta de regimento for aprovada pela plenária do CFO, o Conselho poderá emitir uma resolução que institui um modelo para todos os hospitais”, disse a presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar, Jacqueline Webster.

Segundo a dra. Jacqueline, a proposta aprovada pela comissão enumera direitos e deveres dos cirurgiões-dentistas nos hospitais: “Hoje, os profissionais não têm um regimento que os respalde”.

O regimento prevê a existência de um diretor de corpo clínico-odontológico e de um comitê de ética odontológica. “São passos importantíssimos na conquista de espaço em um ambiente em que estamos nos inserindo”, comentou Jacqueline.

Compareceram à reunião da Comissão de Odontologia Hospitalar do CFO os membros Frederico Eugenio (TO), Lilian Aparecida Pasetti (PR), Viviane Almeida Sarmento (BA) e Luiz Alberto Valente Soares Júnior (SP).

O PLC 34/2013 regulamenta a presença do cirurgião-dentista nas UTIs e inclui a assistência odontológica no atendimento e internação domiciliares do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em entrevista ao CFO, em maio, a senadora Ana Amélia ressaltou que a nova legislação traz mais segurança jurídica tanto para pacientes quanto para os profissionais da Odontologia.

Fonte: Imprensa CFO

Sair da versão mobile