Dental Press Portal

Novo método de regeneração de células da polpa dentária

De acordo com uma recente pesquisa de cientistas americanos da Universidade de Boston Tufts University School of Dental Medicine (TUSDM), feita com testes em modelos animais,  um biomaterial à base de colágeno pode ser usado na regeneração de tecidos de celulose como um dente danificado.

regeneração-polpa-dentaria

>>> Leia Também: Pediatras discutem utilização de células-tronco do dente de leite

Para este experimento as pesquisas utilizaram uma mistura de metacrilato de gelatina, células-tronco da polpa dentária humana e células endoteliais. Em seguida, colocaram esta mistura em raízes esterilizadas de dente previamente extraído. As pesquisas implantaram as raízes em um animal roedor por oito semanas.

Em apenas quatro semanas os cientistas observaram aumento do crescimento celular e da formação de vasos sanguíneos. Após oito semanas observaram vasos sanguíneos altamente organizados preenchidos com glóbulos vermelhos e tecido semelhante à polpa que preenchiam todo o espaço da polpa dentária. Eles também sentiram forte adesão na dentina. A equipe não encontrou inflamação no lado da implantação, o que comprova a biocompatibilidade do metacrilato de gelatina.

>>> Leia Também: Novo método de aumento ósseo promete enxerto criado a partir do próprio dente

Com este estudo, a equipe de cientistas encontrou a nova forma de regeneração de células estaminais da polpa. Embora, os cientistas mencionaram que este estudo não examinou a formação do nervo no tecido da polpa dental e estudos adicionais de segurança e da eficácia são necessários.

Leia o artigo na íntegra em inglês aqui.

Fonte: DentalTime

 

Sair da versão mobile