Ícone do site Dental Press Portal

Refugiado da Síria se forma em Odontologia na Unicamp

Em 2015, o jovem Sameh Brglah, natural de Damasco, Síria, chegou ao Brasil em busca de um futuro melhor. Com apenas 23 anos, ele já havia enfrentado desafios que poucos podem imaginar. Passou pelo Líbano, Jordânia, Turquia e Malásia antes de se estabelecer no Brasil, trazendo consigo o sonho de continuar os estudos interrompidos pela guerra civil em seu país natal. A história foi narrada pela repórter Claudia Assencio, do G1.

Sameh, agora com 31 anos e naturalizado brasileiro, reside em Piracicaba (SP) e acaba de realizar um feito significativo: formou-se em Odontologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2023. A trajetória de Sameh até essa conquista é um exemplo de resiliência e determinação.

“Após um longo processo entre revalidar documentos e solicitar vaga na Unicamp, fui aprovado no curso de odontologia em uma vaga para estrangeiros. Apesar das dificuldades com o curso e a língua, consegui avançar com o passar dos anos até me formar em julho de 2023. Foi uma grande conquista na minha vida. Passei anos fora da Síria sonhando com essa formação. Foi muito emocionante e satisfatório”, disse ao G1.

A decisão de deixar Damasco aos 18 anos foi motivada pela obrigatoriedade de servir ao exército sírio e lutar numa guerra que já tirou a vida de mais de 400 mil pessoas. Sameh inicialmente buscou continuar seus estudos de Direito na Turquia, mas enfrentou dificuldades na adaptação e falta de oportunidades acadêmicas. “A adaptação foi difícil, inclusive para aprender a língua deles”, comenta. Mesmo tentando outras áreas como Administração de Empresas, não encontrou uma porta aberta.

Um novo futuro
Foi no Brasil, após obter um visto no consulado turco, que Sameh encontrou a chance de recomeçar. Em entrevista ao G1 em 2016, ele expressou sua visão sobre o futuro dos jovens na Síria: “Não vejo futuro para os jovens da Síria. Em um país em guerra, não há como ter desenvolvimento. Onde existe violência, não tem espaço para a liberdade de pensamento e muito menos para mudança.”

Hoje, Sameh, que trabalha como cirurgião-dentista, mostra uma postura mais cautelosa, mas menos pessimista em relação ao futuro dos jovens sírios. “Sendo sincero… Não tenho uma resposta sólida sobre o futuro dos jovens na Síria”, afirma.

A história de Sameh Brglah é um testemunho inspirador de perseverança e sucesso. De refugiado a profissional de saúde, ele exemplifica como a educação e a oportunidade podem transformar vidas. Sua jornada serve de motivação para muitos outros que enfrentam adversidades e sonham com um futuro melhor.

“O Brasil representou para mim uma grande oportunidade de mudar o rumo da minha vida, um novo começo longe da guerra da Síria, dos conflitos e das inseguranças do Oriente Médio”, relata Sameh.

Sair da versão mobile