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Receita para atrair e fidelizar clientes. Será que existe???

Recebo diversos convites, emails e material de divulgação de congressos, cursos e palestras, muitos relacionados ao assunto desse tópico. O incrível: às vezes com um passo a passo para atingir o sucesso na profissão.

Às vezes, ainda, convites para o “maior” ou o “melhor” evento de tal área ou especialidade.

Sempre que isso acontece, automaticamente aciono um filtro curtido e adubado pela experiência, que me alerta sobre o cuidado que devo ter em relação a tudo e a todos que estão envolvidos em tais episódios.

O simples fato de usarem terminologia com enunciados que fazem alarde sobre modelos vencedores, sem fundamentos ou atributos confiáveis, deve nos impelir a refletir com mais profundidade sobre os acontecimentos em questão.

O fascínio inicial que pode ser produzido, principalmente em pessoas que têm ações pautadas na prematuridade e na superficialidade, acaba muito rapidamente em frustração ao se adotar os decantados processos de triunfos profissionais.

O mercado, diante de atitudes nesse nível de inconsequência, não perdoa. O momento da Odontologia é bom, sem dúvida, mas é necessário planejamento, investimento, precisamos de atitudes com paradigmas voltados às necessidades dos clientes e da equipe envolvida no dia a dia.

Esse ambiente profissional não tem espaço para aventureiros, nem para “mais ou menos”, para “pode ser”, “talvez” ou “quem sabe”. É inexorável em relação a padrões e implacável para quem adota rotinas uniformes, sem preocupações com gestão e inovação.

Com um novo ano se iniciando, nos voltemos mais para práticas mais sensíveis aos nossos clientes, busquemos conhecimento em fontes mais puras e transparentes, baseadas em evidências, mas considerando todas as circunstâncias envolvidas — circunstâncias, essas, que nos mostram que os clientes não são iguais, que os profissionais não são iguais e que por, conseguinte, as clínicas não podem ter modelos fabricados em série.

Fuja de modelos regulados por receitas de sucesso que agridem o bom senso das pessoas e dos profissionais, preocupados em fazer um trabalho sério e ético.

Não existe uma receita do sucesso. Existem várias formas de se tentar. Atenção! É tentar, manter os clientes atuais e prospectar novos.

Acreditemos em relacionamentos construídos por meio de experiências positivas, que contemplem ambas as partes, profissional e cliente.

Busquemos dar sempre mais valor aos nossos atendimentos, com mais atenção desde os bastidores até a linha de frente.

Vamos dar um basta aos conceitos de clínicas de fachada, que são cenários construídos sem os alicerces mais valiosos, que são as pessoas que lá trabalham. Essas pessoas, por sua vez, muitas vezes se sentem desvalorizadas, cumprindo jornadas diárias por simples compromissos trabalhistas, sem objetivos e preocupações maiores com nossos clientes.

Que cesse a desumanização, que se repense o excesso e a sofisticação, que muitas vezes são desnecessários.

Vamos dar rostos e vozes aos nossos clientes e funcionários, não somente nomes e números de  CPF.

Chega de promessas, de bravatas, de milagres, de acreditar em tudo que tentam nos enfiar garganta abaixo.

Que em 2014 a simplicidade não seja rara, e que possamos dar o merecido valor à qualidade de vida dos outros profissionais e aos nossos clientes.

 

 

Feliz ano novo!

CELSO ORTH

 

 

 

Como citar esta seção: Orth C. Receita para atrair e fidelizar clientes. Será que existe??? Rev Dental Press Estét. 2014 jan-mar;11(1):26-7.

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