Dental Press Portal

Imitando a natureza na reabilitação protética unitária

reabilitação protética unitária

A reabilitação de pacientes com ausências dentárias anteriores compreende problemas multifatoriais, que levam à perda de estética e de função, e que, consequentemente, abalam a autoestima.

A busca por soluções para esses problemas estende-se não apenas da reposição do elemento perdido, mas, também, de seu correto posicionamento, aliando estética dentária e saúde dos tecidos periodontais que compõe a harmonia facial, possibilitando soluções no contexto social.

Entre as opções viáveis de tratamento reabilitador unitário, destaca-se a consagrada técnica do uso de implantes dentários. O grande desafio está em conseguir o perfeito posicionamento, perfil de emergência e coloração mimética na comparação ao elemento adjacente. Fatores inerentes à morfologia local, nível de comprometimento das estruturas e aceitabilidade do paciente são questões limitadoras à reconstrução local.

O intuito do presente artigo é realizar uma breve análise no que diz respeito à reabilitações unitária sobre implante, ilustrada pelo relato de um caso clínico, constatando a possibilidade de devolução da beleza natural do elemento perdido.

Resumo: O tratamento de edentulismo unitário utilizando implantes já é um método consagrado na Odontologia; porém, a  evolução da função na reabilitação com qualidade estética e contorno gengival natural apresenta-se como um desafio que depende da destreza e senso estético dos profissionais envolvidos. O presente artigo se propõe a explanar aspectos clínicos de edentulismo unitário por meio da apresentação de um caso clínico.

Autores: Lísia Emi Nishimori, Ricardo Annibelli, Alexandre Santos, Cleverson de Oliveira e Silva e Giovani de Oliveira  Corrêa.

Baixe o artigo na íntegra!

Sair da versão mobile