Dental Press Portal

RAZÕES PARA ACREDITAR: Dentista cria serviço gratuito de ambulâncias na Somália

Foi no ano de 2006 quando a Somália – país localizado na costa leste do continente africano – passava por uma guerra civil que um dentista recém formado teve uma ideia que mudou a vida e o sistema de saúde da cidade de Mogadíscio.

Dr. Abdulkadir Abdirahman Adan / UN Photo / Ilyas Ahmed

O dentista Abdulkadir Abdirahman Adan, que havia voltado para o seu país de origem depois de estudar no Paquistão, inconformado com os efeitos que a guerra trazia aos moradores de sua cidade natal, criou um sistema de atendimento gratuito de ambulâncias.

Segundo Adan, ver as pessoas feridas ou mortas sendo carregadas em carrinhos de mão e levadas às pressas para os hospitais não era nada digno. Os efeitos da guerra civil que a Somália enfrentava naquele período foram devastadores e contribuíram para uma situação cada vez mais alarmante.

Ainda em 2006, o Dr. Adan usou da sua poupança para comprar um veículo que se tornaria a primeira ambulância pública da capital da Somália, para atender aqueles que de alguma forma foram feridos pela guerra.

A primeira ambulância comprada por Adan custou cerca de 4.200 dólares à época. Ainda segundo o dentista, o veículo que era de segunda mão foi comprado em Dubai, no Catar, pois lá veículos desse modelo eram mais baratos.

Naquele período, a cidade de Mogadíscio contava com apenas dois hospitais e poucos veículos disponíveis para realizar o socorro dos que mais precisavam. Foi com apenas uma ambulância usada, fabricada em 1999, comprada com as economias de um dentista recém graduado, que uma mudança significativa na saúde da população da capital da Somália passou a mudar.

Além de prestar socorro levando os feridos até os hospitais de Mogadíscio, eventualmente, Dr. Adan e sua equipe também auxiliavam prestando serviços de primeiros socorros, com treinamentos obtidos pela Organização Mundial da Saúde, Cruz vermelha e hospitais locais.

Para conseguir manter o serviço de ambulância gratuito em funcionamento, Dr. Adan começou uma campanha de doações, solicitando a estudantes universitários, artistas e empresários uma doação mensal de 1 dólar. Com essa campanha que nunca teve fim, após mais de 15 anos desde a compra da primeira ambulância que prestaria serviços gratuitos ao povo de Mogadíscio, a frota conta hoje com cerca de 20 ambulâncias.

A guerra civil na Somália durou cerca de 3 anos, entre 2006 e 2009. O resultado foi devastador, com milhares de pessoas mortas e feridas. O escasso acesso à saúde e aos primeiros socorros foram os pilares que levaram um dentista recém graduado a criar uma rede de atendimento gratuito para seus conterrâneos, que existe mesmo depois de uma década e meia.

UN Photo / Ilyas Ahmed

O serviço de ambulâncias gratuitas se chama Aamin Ambulance. A palavra Aamin significa “confiança” em somali, idioma falado pelo povo da Somália. Por conta de seus serviços prestados, Dr. Adan ficou conhecido também como Dr. Aamin.

As ambulâncias Aamin atendem cerca de 35 chamados diários. Entre os atendimentos estão o transporte de gestantes, crianças feridas, pessoas vítimas de acidentes e demais atendimentos de urgência.

Sair da versão mobile