Dental Press Portal

Prótese em 3D impressa com material antifúngico pode reduzir infecções

Quase dois terços da população que usa próteses dentárias nos EUA sofrem com infecções fúngicas frequentes que causam inflamação, vermelhidão e inchaço na boca.

Para tratar melhor essas infecções, chamadas de estomatites relacionadas à prótese, os pesquisadores da Universidade de Buffalo (UB), em Nova York, nos Estados Unidos, recorreram a impressoras 3D para construir próteses preenchidas com cápsulas microscópicas, que periodicamente liberam a Anfotericina B, um medicamento antifúngico.

As próteses são impressas usando acrilamida, material mais usado na fabricação de próteses dentárias (Foto: Douglas Levere, UB)

Um estudo descrevendo o trabalho, publicado recentemente na Materials Today Communications, descobriu que as próteses contendo medicamentos podem reduzir o crescimento de fungos. Ao contrário das opções de limpeza atuais, como anti-séptico bucais, bicarbonato de sódio e desinfecção por microondas, o novo produto também pode ajudar a prevenir a infecção enquanto as próteses estão em uso.

“O principal impacto deste inovador sistema de impressão 3D é o seu impacto potencial na economia de custos e tempo”, diz Praveen Arany, DDS, PhD, autor principal do estudo e professor assistente no Departamento de Biologia Oral na Faculdade de Odontologia da UB.

A tecnologia permite que os dentistas criem rapidamente próteses dentárias personalizadas, uma grande melhoria em relação à fabricação convencional, que pode variar de alguns dias a semanas, diz Arany, do Departamento de Medicina e Engenharia Biomédica da UB.

>>> Leia também: Reabilitação com implantes e prótese fixa para correção oclusal e estética em edêntulo parcial

As descobertas desta pesquisa, diz Arany, podem ser aplicadas a várias outras terapias clínicas, incluindo talas, stents, moldes e próteses.

“A aplicação de antifúngicos pode se mostrar indispensável entre aqueles altamente suscetíveis à infecção, como os pacientes idosos, hospitalizados ou com deficiência”, diz ele.

O mercado de biomateriais odontológicos – avaliado em mais de US $ 66 bilhões em 2015 – deverá crescer 14% até 2020. Uma grande parte da indústria está concentrada em polímeros odontológicos, particularmente na fabricação de dentaduras.

Os pesquisadores da UB imprimiram suas próteses 3D com acrilamida, o atual material para a fabricação de próteses dentárias. O estudo procurou determinar se essas dentaduras mantinham a força das próteses convencionais e se o material poderia efetivamente liberar medicação antifúngica.

Para testar a força dos dentes, os pesquisadores usaram uma máquina de teste de resistência à flexão para dobrar as próteses e descobrir seus pontos de ruptura. Uma prótese convencional de laboratório foi usada como controle. Embora a resistência à flexão das próteses 3D fosse 35% menor do que a do par convencional, os dentes impressos nunca se fraturaram.

Para examinar a liberação de medicamentos nas próteses impressas, a equipe adicionou o agente antifúngico a microesferas biodegradáveis ​​e permeáveis. As microesferas protegem a droga durante o processo de impressão a quente e permitem a liberação de medicamentos à medida que se degradam gradualmente.

A investigação envolveu o desenvolvimento de uma forma inovadora de acrilamida projetada para transportar cargas úteis antifúngicas e um novo sistema de bomba de seringa, para combinar o polímero dental e as microesferas durante o processo de impressão.

>>> Leia também: Comparação de próteses totais fixas implantos suportadas em cerâmica, relato de caso

As próteses 3D foram testadas com uma, cinco e dez camadas de material para saber se camadas adicionais permitiriam que as próteses contivessem mais medicamentos. Os pesquisadores descobriram que os conjuntos com cinco e dez camadas eram impermeáveis ​​e não eram eficazes na distribuição da medicação. A libertação não foi impedida na camada única mais porosa e o crescimento dos fungos foi reduzido com sucesso.

Pesquisas futuras têm como objetivo reforçar a resistência mecânica de próteses impressas em 3D com fibras de vidro e nanotubos de carbono, e focar em reembasamento de próteses – o reajuste das próteses para manter o encaixe adequado.

Fonte: Livre tradução de Science Daily

Sair da versão mobile