Ícone do site Dental Press Portal

Projeto Brasil Sorridente realiza pesquisa em mais de 400 municípios de todo o país

Pesquisa Nacional de Saúde Bucal; Brasil Sorridente; Projeto Brasil Sorridente; Ministério da Saúde; Universidade Federal de Minas Gerais; UFMG; Saúde Bucal

Foto: Roque de Sá/Agência Senado/Reprodução

A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal 2020, também conhecida como Projeto Brasil Sorridente, válida para o biênio de 2021 a 2022, está em fase de distribuição de materiais e coleta de dados em todo o território nacional. A pesquisa foi estendida por conta da pandemia ocasionada pela Covid-19.

O Projeto Brasil Sorridente avalia a condição da saúde oral dos brasileiros e é realizado pelo Ministério da Saúde em conjunto com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e recebe o apoio do Conselho Federal de Odontologia e demais conselhos regionais para o suporte logístico da execução da pesquisa.

A pesquisa busca traçar estratégias para avançar nas políticas relacionadas à promoção da saúde bucal dos brasileiros. Este é o quinto levantamento realizado pelo Ministério da Saúde desde os anos 2000. Dentre os estudos já realizados, estão: Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal: Brasil, zona urbana,1986; Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal 1996 – Cárie dental; Levantamento das condições de saúde bucal da população brasileira – SB Brasil 2003; Levantamento das condições de saúde bucal da população brasileira – SB Brasil 2010 (Fonte: Secretaria de Atenção Primária à Saúde.

A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal 2020 realiza sua amostragem em 422 municípios brasileiros, sendo executada em 395 municípios, 26 capitais e no Distrito Federal. O estudo foi realizado com cerca de 50.800 pessoas.

De acordo com o levantamento, o público a ser analisado será o de moradores de regiões urbanas de todo o país. Diversos grupos etários serão analisados e examinados durante a realização da pesquisa, que variam de grupos de crianças entre 5 e 12 anos, jovens de 15 a 19 anos, adultos entre 35 a 44 anos e idosos de 65 a 74 anos.

Ao todo, participarão do desenvolvimento da pesquisa mais de 2.500 profissionais da área da saúde, sendo cirurgiões-dentistas, além de demais profissionais da área de Atenção Primária à Saúde (APS), divididos entre as funções de examinadoranotadorarrolador.

A apresentação dos resultados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal 2020 é estimada para acontecer entre os meses de novembro e dezembro de 2022. Além da apresentação dos dados, o estudo também deverá ser base para a implementação de novas políticas de saúde na gestão pública.

Sair da versão mobile