Dental Press Portal

Professor Ivaldo Gomes de Moraes morre aos 69 anos

Faleceu nesta quarta-feira (20), em Bauru (SP), o professor Dr. Ivaldo Gomes de Moraes, Professor Titular de Endodontia, da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP). Aos 69 anos, ele lutava contra um câncer nos ductos de vias biliares.

Muito querido por colegas e alunos, Ivaldo contribuiu com a formação de dezenas de profissionais, desde a década de 1980. No Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Odontológicos, onde atuou como chefe por muitos anos, era conhecido por sua personalidade carismática e pacificadora.

“Ele era o ponto de equilíbrio do departamento. Era um professor centrado, calmo e muito clínico. Além de Endodontia, ele ensinava muitas coisas pessoais aos alunos na FOB. Era o paizão da turma”, diz o editor-chefe da Dental Press Endodontics, Rodrigo Vivan, que foi seu aluno, orientando de mestrado e, mais tarde, colega de departamento.

Carreira

O professor Ivaldo construiu toda sua carreira na FOB. Em 1972 concluiu a graduação em Odontologia e logo seguiu para o mestrado e o doutorado, que finalizou em 1981 e 1984, respecivamente. Era docente na instituição desde 1978 e, em 2005, obteve a livre docência.

Professor Ivaldo com Rodrigo Vivan, em foto de 2017 (Foto: Arquivo particular)

Dentre as funções que exercia, era Chefe do Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Odontológicos, desde maio de 2011, Membro Titular da Comissão de Avaliação Setorial (CAS) da USP Odontologia desde janeiro de 2013, Membro Titular da Comissão da Biblioteca da FOB/USP, e Responsável pela Área Departamental da Endodontia do Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Odontológicos.

Sua principal linha de pesquisa era dos cimentos obturadores, tendo sido um dos precursores e grandes conhecedores do cimento sealer 26.

Na Dental Press, tem cinco artigos publicados da revista Endodontics, entre eles o editorial da edição v6n3, de 2016, da qual foi editor convidado.

Sair da versão mobile