Dental Press Portal

Presidente de Associação Australiana de Odontologia fala sobre prevenção da cárie na infância

Com estudos recentes mostrando que mais de quatro entre dez crianças australianas dos 5 aos 10 anos têm cárie afetando sua dentição primária, fica mais evidente a necessidade de se criar bons hábitos de saúde bucal desde uma idade muito precoce. Sabendo que a doença bucal pode causar danos permanentes em potencial, uma abordagem preventiva é essencial, e por isso o portal Dental Tribune Online conversou com o Presidente do Comitê de Saúde Oral da Associação Australiana de Odontologia, o Prof. David Manton,  sobre a importância dos exames odontológicos para crianças.

(Fonte: Divulgação)
Cerca de 50 por cento das crianças australianas têm cavidades aos 6 anos de idade, com uma das principais causas sendo o consumo regular de açúcares. (Fonte: Divulgação)

Quantas vezes as crianças devem visitar o dentista a cada ano?
A regularidade de visitar o dentista para as crianças depende da sua saúde bucal. Para começar, uma criança deve visitar um dentista dentro de seis meses da erupção do primeiro dente, com cerca de 12 meses de idade. Isso permite que o dentista examine a boca da criança e discuta com os pais como manter a saúde bucal da criança. Isso inclui questões como dieta e higiene bucal. Depois o tempo entre visitas geralmente varia de 6 e 12 meses, embora algumas crianças possam visitar com mais freqüência, como uma criança em alto risco de cárie dentária.

Quais são alguns dos principais contribuintes para a má saúde oral das crianças australianas?
O principal fator que afeta a saúde bucal em crianças é a cárie dentária. Cerca de 50% das crianças têm cavidades até aos 6 anos de idade. O principal fator é o consumo regular de açúcares na dieta, sendo no consumo de doces açucarados, ou também escondidos em alimentos e bebidas, como refrigerantes, frutas secas e processadas ou leite aromatizado. Os açúcares incentivam o crescimento excessivo de bactérias causadoras de decaimento na placa dos dentes, e estes produzem ácidos que enfraquecem os dentes levando à cárie.

Escovar os dentes com creme dental fluoretado diminui a quantidade de decaimento e melhora a saúde gengival, então a falta de escovação pode levar ao contrário. Cerca de um sexto das crianças terá dentes afetados por defeitos de desenvolvimento que podem conduzir a um risco aumentado de decaimento, de modo que a detecção precoce destes defeitos pode ajudar a prevenir a cárie em desenvolvimento.

Quão importante é a prevenção na busca de uma vida de boa saúde bucal?
A manutenção da saúde bucal é uma parte vital da saúde geral. Doenças bucais, como cárie dentária e doença periodontal, muitas vezes têm efeitos irreversíveis sobre os dentes e gengivas. É por isso que a detecção precoce do risco da doença e a prevenção antes de tais danos ocorrerem é tão importante. Uma vez que um dente desenvolve caries, será mais fraco, mesmo após o tratamento da cárie. Lesões profundas podem levar a problemas com a polpa dentária e resultar em extração do canal radicular. O progresso da doença periodontal levará à destruição do osso de suporte do dente e pode eventualmente levar à perda do dente.

Os cuidados preventivos incluem o estabelecimento de uma dieta saudável, escovação regular dos dentes com pasta de dentes fluoretada, uso de fio dental, aplicação de selantes de fissura, limpeza profissional de dentes, aplicação de vernizes de fluoreto concentrados e exames odontológicos programados para detectar doenças precocemente.

Fonte: DentalTribune

Sair da versão mobile