Dental Press Portal

É possível comer chocolate e manter a saúde bucal

Segundo um estudo publicado pela ABICAP (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), 75% dos brasileiros consomem chocolate, sendo que a maior parte, 56% é composta por mulheres. Em época de Páscoa esses números aumentam, e bastante, mas o problema em sí não está no consumo e sim no exagero.

 

the-love-of-chocolateO chocolate é realmente um vilão? É possível aproveitar essa fase de uma maneira mais saudável?

A resposta é sim, e é muito fácil.

 

Recentemente o British Medical Journal (BMJ), publicou um estudo dizendo que comer chocolate amargo com cacau acima de 60%, diminui o risco de doenças cardiovasculares. Isso porquê “no cacau são encontrados os flavonoides, compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem as células dos radicais livres. Essa proteção previne doenças cardiovasculares, tem efeitos benéficos na pressão arterial e pode aumentar o HDL, conhecido como o ‘bom colesterol’, e reduzir o LDL – o ‘mau colesterol’. O recomendado para se beneficiar com o chocolate é comer dois quadradinhos por dia”. (fonte: Terra)

Já para a saúde bucal o cenário é um pouco diferente. O que importa realmente não é a quantidade de açúcar ingerido, mas sim a periodicidade com que isso acontece. O ideal é consumir o chocolate após as refeições, e realizar a escovação em até 15 minutos após o consumo, porque segundo a ABO (Associação Brasileira de Odontologia), esse é o tempo que a placa bacteriana leva para começar a agir. Além disso, a acidez do chocolate pode “corroer” o esmalte do dente. O segredo da limpeza mais eficaz está em não usar a escova com força e otimizar o tempo gasto na escovação. Uma boa escovação deve levar cerca de 5 minutos pelo menos uma vez ao dia, enquanto as outras poderiam ser focadas em retirar os resíduos. Além da escovação, o uso do fio dental ainda é indispensável, por sua capacidade de alcançar regiões onde as cerdas das escovas não conseguem alcançar.

 

Por quê o chocolate amargo é o mais indicado para consumo?

No chocolate amargo ou meio-amargo a concentração de açúcar é menor, em contrapartida a presença do cacau é maior, causando menos danos aos dentes. Esse tipo de chocolate oferece menos conteúdo para que as bactérias da boca possam produzir o ácido que causa a cárie.

 

 

 

**PUBLI**

JÁ PARTICIPOU DA CAMPANHA QUE DARÁ UM CURSO COM CERTIFICAÇÃO DENTAL PRESS?

Acesse o site, e participe: www.dentalpresscursos.com

 

 

Sair da versão mobile