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Por que os melhores dentistas não são os maiores influenciadores na Odontologia? – Editorial : Paulo Vinicius Soares

Influencers de nicho ou pesquisadores quem esta com a razão ? – acompanhe na íntegra este texto retirado do editorial de nossa revista ESTETICA | JCDR V20N3 , e forme a sua opinião! – Editorial por: Paulo Vinicius Soares

A vida de qualquer trabalhador ou profissional já foi modulada por diferentes Eras, independentemente de ser
da área da saúde, humanas, exatas ou qualquer outro campo de atividade comercial. No passado, vivemos a
Era da Tecnologia, modulada principalmente pela Revolução Industrial.

O poder estava nas mãos de quem possuía os equipamentos, as máquinas e a tecnologia mais atual, mais evoluída. Essa Era deixou resquícios nas gerações de profissionais atuais. Na Odontologia, assim
como em outras áreas, estamos sempre em busca da melhor tecnologia para nossa atuação. No entanto, a
tecnologia está mais globalizada, mais acessível e com mais opções de aquisição, em comparação ao passado.
Vivemos a Era do Conhecimento, modulada principalmente pela evolução científica.

O poder já esteve nas mãos de poucos, localizado em centros de ensino e pesquisa. Lembro-me de resquícios dessa Era no fim da década de 90, concluindo minha graduação.
O “efeito manada” (tendência dos indivíduos seguirem a opinião ou ação de um grupo irracionalmente e sem
analisar os fatos, riscos ou fundamentos; movimento onde grupos impactam a tomada de decisão individual)
do mercado odontológico naquela época era direcionado para a Ortodontia e a Implantodontia.

Naquela década, para realizar um curso de pós-graduação (Especialização lato sensu) em Ortodontia, por exemplo, os cirurgiões-dentistas (profissionais já graduados) precisavam realizar cursos preparatórios obrigatórios de Cefalometria e Typodont, com duração que variava de 12 a 36 meses. Posteriormente, precisavam realizar provas específicas, provas em língua estrangeira, provas práticas, entrevistas e análise de currículo.

Lembro-me de colegas realizando festas para comemorar a aprovação no processo seletivo
da pós-graduação. A internet, a pulverização do conhecimento e o amplo acesso ao ensino
superior e pós-graduação modularam uma mudança significativa dessa Era. O poder do
conhecimento não está mais concentrado somente nos grandes centros, associações ou
entidades de classe.

Os principais resultados do “efeito manada” em mercados superconcentrados de profissionais são: o aumento exponencial da oferta, a redução no preço dos serviços proporcionalmente ao aumento da oferta, a desvalorização do nicho de mercado, aumento de sobretratamentos (procedimentos realizados sem necessidade ou indicação), redução na qualidade do especialista, aumento da quantidade de retrabalho. O “efeito manada” da década seguinte, ou seja 2010, foi a subespecialidade “Lentes de contato de porcelana”,
tecnicamente denominadas facetas cerâmicas minimamente invasivas, parte do conteúdo
sobre transformação de sorrisos, pertencente às especialidades Dentística e Prótese.

Eu denomino o resultado desse “efeito manada” como o movimento PPS: “Polifacetamento Precoce Social”. Esse movimento criou muitos sequelados, os quais frequentam nossas clínicas e demandam retrabalho. O “efeito manada” dos anos 2020 (a década atual desse Editorial) é a Harmonização Orofacial.

Já sabemos qual será o resultado. Então, qual será o próximo movimento odontológico que viveremos em 2030? Creio que esse ciclo é o mesmo, e essa linha de raciocínio é atemporal. Atualmente, vivemos uma nova Era: a Era da Influência. Essa Era permitiu a descentralização total do poder — o que parece ótimo, no entanto,
é perigoso.

As técnicas, ferramentas e estratégias de influência criaram uma subcategoria de  pseudoprofessores, pseudoespecialistas, pseudolíderes e pseudoprofissionais, atraídos
por uma máxima dessa nova Era: “O seu poder de influência aumenta o seu poder de venda”.
Vender não é pecado, faz parte do processo e mantém a saúde e longevidade do seu negócio.

No entanto, na Era em que vivemos atualmente, se você dominar as ferramentas e as técnicas de
influência, você não precisa ter o conhecimento e a tecnologia correta para vender.

Em outras palavras, tenho certeza de que você conhece algum profissional que tem menos conhecimento
do que você, que utiliza técnicas obsoletas ou indevidas, que possui menos tecnologia e menos
habilidade técnica do que você, mas impacta mais que você, converte mais vendas do que você e, provavelmente, é mais lembrado do que você na sociedade em que vocês convivem.

A Era da influência está trazendo o empirismo clínico de volta para nossa profissão, só que, agora, potencializado pelas redes sociais. Lembrando que influência não se resume apenas ao Instagram, TikTok ou similares. Existem diversas formas de se influenciar alguém. O que mais me assusta e preocupa é que, nessa Era, o profissional não precisa do conhecimento e da tecnologia correta como pilares principais do
sucesso profissional, criando, de forma velada, “pseudocarreiras de sucesso”.

O que podemos aprender com isso? É errado utilizar estratégias e técnicas de influência na Odontologia? Não, claro que não. Existe a influência para o bem do próximo, e existe a oposta dela. Eu sou influenciado por ótimos profissionais dentro e fora da Odontologia, e tento, todo dia, fazer o mesmo para outros
colegas. Peço que você leia o título dessa coluna e reflita comigo.

Eu fiz essa postagem nas minhas redes, os comentários estão lá, e são mais preocupantes ainda. Muitos colegas ainda acreditam que: “Influência é marketing”, “Ter a agenda cheia é o que basta”, “Não têm tempo de influenciar porque estão ocupados”, “Influenciar é fazer vídeos dançando” etc. Existem dois erros fundamentais aqui:

As ferramentas da Era atual estão nas mãos erradas! Peço que você leia novamente o título desse
Editorial, mas invertendo o sujeito da frase:

“Por que os maiores influenciadores da Odontologia não são os melhores dentistas?”

Faz sentido para você? Quer saber algo que me motiva e me move essencialmente como professor? Acreditar que, um dia, os melhores dentistas serão os maiores influenciadores da nossa profissão. As ferramentas certas estarão nas mãos corretas.

 

Essa materia foi publicada na revista ESTETICA | JCDR 2023 V20N3 – obtenha acesso a esse  e outros artigos no maior centro de conhecimmento odontológico online:  Dentalgo | Assine Já

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