Dental Press Portal

Odontologia além do mocho: afinal por onde começar? – por Alan Binotto

Alan Binotto

Alan Binotto

Especialista em Ortodontia – Uningá-PR, com MBA em Gestão Empresarial (FGV); Mestre em Ensino Odontológico e Doutor em Ortodontia pela Ulbra; Diretor Instituto Eleva de Ensino e Sócio consultor da Business & Dental.

Nunca esteve tão em alta o assunto de Gestão e Marketing em Odontologia. Também não é para menos, nunca nossa profissão viveu um cenário tão difícil e o gerenciamento inteligente dos recursos foi tão necessário. Mas, afinal, do que estamos falando?  Aumentar a demanda de pacientes no consultório? Melhorar as vendas? Muitos acham que resumidamente é isso. Em certo momento sim, porém temos muito chão até aí.

Como todo negócio, o ideal é começar com a elaboração de um Plano de Negócio, seja na sua concepção, quando se está começando a carreira ou no renascimento, se o caso for se reinventar. Definir seu conceito, sua identidade, de acordo com seu cliente alvo e com horizonte que deseja para futuro é o primeiro passo. Toda caminhada precisa ter uma direção e nosso melhor norte é o  nosso sonho. Sonhar é fundamental. Você tem sonhado com o quê? Quais são seus planos para chegar lá?

>>> Leia também: Odontologia além do mocho: novas competências e habilidades requeridas pela profissão – por Alan Binotto

Essa fase requer muito estudo e planejamento, analisar o mercado, a economia, concorrências já instaladas e tradicionais, novos entrantes, possíveis inovações, fornecedores e perfil dos clientes. Assim, demarcar seus objetivos e estratégias elencando fatores críticos ao sucesso e que diferenciais pode oferecer, infraestrutura necessária, além da relação e precificação dos serviços da clínica.  Vamos considerar que até aqui a formalização do consultório através da abertura do CNPJ e contrato de sociedade (quando for o caso), alvará de localização e sanitário, PPCI e abertura de uma conta bancária estejam encaminhadas.

Isso aí colega! Vamos abrir as portas e ir a “labuta”! Temos bastante trabalho pela frente! Nossos pilares serão a partir de agora Marketing, Pessoas e Finanças. São muitas coisas para organizar e implementar:  cliente interno e externo, equipe de trabalho, parcerias, plano de cargos e salários, benefícios e regulamentação de pessoal. Fluxo de caixas, centro de custos, contas a pagar e receber, capital de giro, estruturação de processos, aposentadoria e ainda mais!

Muita calma nessa hora, cada etapa será desdobrada nas próximas colunas. Comente suas dúvidas abaixo e de mãos dadas vamos fazer acontecer!

Sair da versão mobile