Dental Press Portal

Com foco em planejamento de casos, Ortodontia Avançada inicia 4ª turma

Com o objetivo de discutir planejamento de casos, o curso Ortodontia Avançada iniciou a quarta turma nesta segunda-feira (12).

Quem abriu o primeiro dos seis módulos foi o doutor em Ortodontia Adilson Ramos, com o tema Elásticos intermaxilares para finalização ortodôntica.

O curso é destinado aos especialistas em Ortodontia que buscam educação continuada com enfoque no planejamento e tratamento diferenciado, usando alternativas sofisticadas. Tem como objetivo aprimorar a capacidade profissional de planejar e tratar.

Planejamento
Dr. Adilson Ramos abriu o 4º Curso Ortodontia Avançada (Foto: Lucas Amorim/Dental Press)

Planejamento de casos

O curso surgiu em 2015 buscando atender a necessidade dos especialistas em planejar e tirar dúvidas de casos complexos que aparecem no consultório. Em cada módulo é dedicado um dia para que os participantes discutam e planejem casos clínicos próprios, com a assessoria dos professores.

“Eles enviam por e-mail fotografias, radiografias de norma lateral e perfil e panorâmicas dos casos e a nossa equipe [Dental Press] monta em Power Point para se fazer o planejamento em sala de aula. Tem participante que manda até 20 casos, e nós planejamos todos”, afirma Dr. Laurindo Furquim, fundador e publisher da Dental Press e coordenador do curso.

Assim como o planejamento, em todos os módulos os participantes acompanham demonstração ao vivo de técnicas ou dicas ortodônticas.  A instalação de aparelhos pode ser tanto em laboratório ou, quando em pacientes, os alunos assistem do auditório à transmissão dos procedimentos feitos na clínica. Entre as demonstrações programadas para edição de 2018 estão: remoção do aparelho estético, moldagem com aparelho fixo usando silicone de condensação, set-up diagnóstico, moldagem do terço inferior da face e colocação de Sky-Hook, instalação do APM em Typodont. Para o último módulo é reservado para que os participantes sugiram tema de interessa para demonstração.

O Ortodontia Avançada congrega nomes importantes da Ortodontia brasileira. Nesta edição, o curso contará com a participação dos professores doutores Adilson Ramos, Alberto Consolaro, Bruno Furquim, Eduardo Sant’Ana, Erttly Silva, Laurindo Furquim, Marden Bastos, Renata Pascotto e Weber Ursi.

Conceito Excelência na Ortodontia

O curso surgiu com o mesmo conceito do consagrado Excelência na Ortodontia: oferecer aos alunos corpo docente reconhecido na atuação clínica e científica na área odontológica. Profissionais com diferentes focos de pesquisa, especialmente escolhidos para que o curso seja completo.

Em módulos, assim como o Excelência na Ortodontia, o Ortodontia Avançada condensa o conteúdo em menor carga horária. A ideia do programa surgiu do anseio dos profissionais em atualizar os conhecimentos da área ortodôntica sem precisar dedicar a semana inteira longe do consultório, possibilitando ao especialista melhor compatibilidade e organização de agenda.

São 144 horas, divididas em seis módulos com duração de três dias cada, com base teórica, demonstrativa e de planejamento, enquanto o Excelência são 250 horas, em cinco módulos teóricos com duração de cinco dias cada. Tanto o Excelência na Ortodontia quanto no Ortodontia Avançada tem duração de um ano, e cada módulo é realizado a cada dois meses.

Sair da versão mobile