Dental Press Portal

Pesquisadores encontram variante extremamente rara da doença de Pierre-Marie e Santon

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Puthisastra, no Camboja (África) e do Instituto Saveetha de Ciências Médicas e Técnicas, na índia (Ásia), descobriram, em um paciente, uma condição genética extremamente rara de displasia cleidocraniana, também conhecida como doença de Pierre-Marie e Santon.

Segundo o que afirmam os pesquisadores Anand Marya, Adith Venugopal e Nikhilesh Vaid, a descoberta da variante extremamente rara da doença de Pierre-Marie e Santon se deu após a procura de um paciente do sexo masculino, de 15 anos, que se queixava da falta de dentes em ambas as arcadas. 

Ao jovem paciente, que não havia tido um diagnóstico prévio, foi confirmada a presença de um distúrbio genético autossômico dominante raro. A detecção dessa variante rara só foi possível após a realização de exame clínico, imagens em 3D e de análise de DNA.

Radiografia do paciente com a condição rara da doença de Pierre-Marie e Santon. Dental Press. Clinical Orthodontics. Revista Clínica de Ortodontia Dental Press.

Desta forma, os pesquisadores avaliaram opções para este tratamento ortodôntico, combinando uma equipe multidisciplinar, capaz de analisar, de maneira minuciosa as condições raras dessa doença e, assim, possibilitar um tratamento adequado para o paciente. 

A análise desse caso clínico completo foi publicada na edição volume 21 número 02 da Revista Clínica de Ortodontia Dental Press, Clinical Orthodontics. Para conferir na íntegra esse estudo, basta assinar a plataforma Dental Go – a maior plataforma odontológica em língua portuguesa -, ou assinar a revista impressa clicando aqui.

Sair da versão mobile