Dental Press Portal

Pesquisa valida vacina contra periodontite

A primeira vacina mundial que poderia eliminar – ou pelo menos reduzir – a necessidade de cirurgia e antibióticos para doenças graves da gengiva foi validada por uma nova pesquisa, desenvolvida em Melbourne, na Austrália, e publicada esta semana na revista NPJ Vaccines.

(Fonte: Reprodução)
(Fonte: Reprodução)
>>>Leia também: Dia Mundial de Combate às Hepatites – infecção aumenta o risco de câncer oral

Tratamentos tradicionais para periodontite, como a cirurgia e antibióticos, não podem evitar uma recorrência de doenças causadoras bacterianas. Uma equipe de cientistas do CRC de Saúde Oral, da Universidade de Melbourne, vêm trabalhando nessa vacina para periodontite crônica nos últimos 15 anos, em parceria com uma indústria farmacêutca. Os ensaios clínicos com pacientes com periodontite podem começar já em 2018.

A periodontite moderada à grave afeta um em cada três adultos e mais de 50 % dos australianos com mais de 65 anos. Está associada com diabetes, doenças cardíacas, artrite reumatóide, demência e certos tipos de câncer. É uma doença crônica que destrói o tecido gengival e o osso que suporta os dentes, levando à perda dental.

>>>Leia também: Como a biocerâmica pode ajudar a combater a periodontite
(Fonte: Divulgação)

As descobertas publicadas representam a análise da eficácia da vacina por grupos colaboradores em Melbourne e Cambridge, EUA. A vacina tem como alvo enzimas produzidas pela bactéria Porphyromonas gingivalis, para desencadear uma resposta imune. Esta resposta produz anticorpos que neutralizam as toxinas destrutivas do patógeno.

P. gingivalis é conhecido como um patógeno keystone, o que significa que ele tem o potencial de distorcer o equilíbrio de microorganismos na placa dental, causando a doença. O professor laureado da Melbourne, Eric Reynolds AO, disse que era esperado que a vacina iria reduzir substancialmente a destruição de tecidos em pacientes que abrigam P. gingivalis.

“Atualmente, tratamos a periodontite com limpeza profissional, por vezes envolvendo cirurgia e antibióticos”, disse o professor Reynolds, que ainda acrescenta “Estes métodos são úteis, mas em muitos casos a bactéria se restabelece na placa dental que causa um desequilíbrio microbiológico assim que a doença continua. A periodontite é generalizada e destrutiva, e temos grandes esperanças de que esta vacina melhore a qualidade de vida de milhões de pessoas”.

Leia o artigo na íntegra em inglês aqui.

Fonte: ScienceDaily

Sair da versão mobile