Ícone do site Dental Press Portal

Pesquisa trata a inter-relação entre Endodontia e Reabilitação oral

Um estudo realizado em parceria entre a Faculdade de Odontologia de Araçatuba (Unesp-SP), o Programa de Pós-Graduação da Faculdade Ingá (Maringá-PR) e o Instituto Federal do Paraná (Londrina-PR) avaliou a influência de diferentes tratamentos de superfície do canal radicular usadas para a remoção de restos de detritos decorrentes do preparo intra-radicular, sobre a força de união entre pino de fibra e a dentina radicular. A pesquisa foi publicada na edição V5N2 da revista Dental Press Endodontics.

Por meio do teste de cisalhamento por extrusão (Push-out), pode-se verificar que o tratamento de superfície da dentina radicular com hipoclorito de sódio a 2,5%, solução de clorexidina a 2% ou EDTA a 17% não afetam a resistência de união de um pino de fibra cimentado com cimento resinoso auto-adesivo (RelyX Unicem®). Os resultados são importantes do ponto de vista clínico pois agrega conhecimento na inter-relação entre as áreas da Endodontia e Reabilitação oral.

O trabalho culminou na dissertação de mestrado de Alessandro Rodolfo Batistella. Além do aluno, fizeram parte da equipe os professores Luciano Tavares Angelo Cintra, orientador do trabalho e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Odontológica da Faculdade de Odontologia de Araçatuba (Unesp-SP); João Eduardo Gomes Filho, da mesma instituição; Fabiano Carlos Marson, coordenador do Curso de Mestrado e Especialização em Odontologia, área de concentração Prótese Dentária, da Faculdade Ingá; e Carlos Marcelo Archangelo, do Instituto Federal do Paraná.

 

 

Sair da versão mobile