Ícone do site Dental Press Portal

Pesquisa sugere que anestesia local pode afetar desenvolvimento dentário

Um estudo realizado na Plymouth University Peninsula Schools of Medicine and Dentistry, do Reino Unido, conduzido pelo Dr. Bing Hu e envolvendo também pesquisadores da China e da Suíça, sugere pela primeira vez que o uso de anestesia local pode afetar o crescimento das células do dente e o desenvolvimento dentário das crianças. A pesquisa foi publicada no periódico Cell Death Discovery, um novo meio de comunicação de pesquisa médica do grupo Nature.

Usando dentes de porco e células da polpa de dente permanente de jovem humano, a pesquisa identificou que os anestésicos locais comummente usados em clínicas e consultórios podem afetar a proliferação das células do dente. Pela primeira vez, foram encontradas provas que sugerem que o anestésico local pode afetar o crescimento das células do dente e potencialmente ter impacto sobre o desenvolvimento dentário.
De acordo com a equipe que conduziu a pesquisa, o tratamento dentário utiliza a anestesia local com mais frequência do que qualquer outra área clínica. Embora a dose máxima de vários anestésicos locais seja estabelecida, seus efeitos colaterais em tecidos dentários não foram completamente investigados até agora.

O estudo mostrou que a duração da exposição a concentrações elevadas de anestésico local é mais prejudicial porque interfere com a função das mitocôndrias, as “baterias da célula”, e induz um mecanismo de morte celular denominado autofagia. A equipe de pesquisa investigou a maioria dos anestésicos locais utilizados atualmente em clínicas odontológicas do Reino Unido, Suíça e China.
Enquanto o estudo identificou um potencial efeito prejudicial da anestesia local no desenvolvimento dos dentes, a equipe de investigação salienta que são necessários mais estudos clínicos antes que haja dados suficientes para alterar as diretrizes clínicas, e que os pais não devem se alarmar ou interromper os tratamentos dos filhos.

O estudo foi conduzido pelo Dr. Bing Hu, Professor Associado na Oral and Dental Health Research at Plymouth University Peninsula Schools of Medicine and Dentistry.

Fonte: Jornal Dentistry

Sair da versão mobile