Dental Press Portal

Pesquisa comprova que implante dentário suporta força da ortodontia

capa_v21n2.indd

Pacientes adultos que perderam dentes, seja por cárie, doença periodontal ou doenças ósseas e traumas, muitas vezes, apresentam dentes presentes na boca mal posicionados, inclinados e uma mordida que precisa ser corrigida. Nestes casos, é difícil fazer a movimentação e correção dos dentes por falta de outros para apoiar a força ortodôntica.

Atualmente, além de serem utilizados para substituir dentes perdidos, os implantes dentários vêm ajudando na movimentação dentária, tornando o tratamento ortodôntico mais rápido, sem prejudicar as condições de saúde da prótese sobre o implante. Com base nisso, pesquisadores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) mostraram que é possível utilizar os implantes dentários junto com o tratamento ortodôntico sem perda de osso ou problemas na gengiva.

O trabalho, intitulado “Avaliação peri-implantar de implantes osseointegráveis submetidos à força ortodôntica: resultados após três anos de carga funcional”, foi publicado na edição V21N2 do Dental Press Journal of Orthodontics (DPJO).

Conheça o DPJO, a publicação oficial da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR) e do Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial (BBO).

Leia o artigo na íntegra, em inglês, no SciELO. 

Sair da versão mobile