Dental Press Portal

Perda de dentes aumenta em idosos risco de problema de saúde física e mental

Manter um uma boa saúde bucal pode ajudar os adultos mais velhos a evitar muitos problemas de saúde e deficiências. O efeito da perda dentária na saúde física ou cognitiva e no bem-estar, no entanto, é desconhecido.

idoso

Num estudo publicado no “Journal of the American Geriatrics Society”, pesquisadores exploraram esta conexão. Para isso, examinaram as informações do projeto Japan Gerontological Evaluation Study (JAGES).

No estudo, a equipe de pesquisa analisou informações de mais de 60 mil pessoas com 65 anos ou mais, residentes em comunidades japonesas e que não preenchiam os critérios nacionais para assistência de cuidados de saúde.

Os participantes receberam um questionário para responder a uma série de questões, incluindo informações sobre: número de dentes; histórico médico e de saúde mental; quantidade de quedas sofreram no último ano; se fumam ou bebem; o peso; e como realizam as atividades comuns do dia a dia.

O estudo mostra que os idosos com perda de dentes significativa são menos funcionais, quando comparados com as pessoas que perderam menos dentes. A equipe de pesquisa recomenda que é essencial que os adultos mais velhos recebam orientações adequadas para manter boas práticas de auto-cuidado de saúde bucal.

O artigo “Tooth Loss and Decline in Functional Capacity: A Prospective Cohort Study from the Japan Gerontological Evaluation Study” está disponível na íntegra, em inglês, na biblioteca online da Wiley.

Fonte: Science Daily

Sair da versão mobile