Ícone do site Dental Press Portal

Pasta que identifica placa dentária pode reduzir risco de doenças cardíacas

Um estudo publicado recentemente nos Estados Unidos constatou que o uso de um creme dental, que identifica placas nos dentes, foi responsável por uma diminuição no nível do marcador de doença cardíaca. Dessa forma, a pesquisa sugere que a pasta reduz significativamente a placa dental e inflamações em todo o corpo, como doenças cardíacas e derrame cerebral.

Isso confirmaria a correlação entre saúde bucal e doenças inflamatórias que vários especialistas da saúde já concordam. No estudo, 61 indivíduos saudáveis (com idade de 19 a 44 anos) foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Enquanto um grupo de 31 pessoas usou o creme dental que identifica placa por 60 dias, outro grupo com 30 pessoas usou uma pasta de dente placebo pelo mesmo período. Para avaliar a placa dental, todos os participantes usaram um enxaguante bucal fluorescente, e fotografias intraorais foram tiradas sob luz negra.

>>> Leia também: Creme dental com cafeína é lançado nos Estados Unidos.

Uma análise mostrou que o creme dental que identifica placa reduziu o resultado médio de placa em 49 por cento, comparado a 24 por cento de redução do grupo placebo. Testes de laboratório mostraram que a pasta reduz os níveis de proteína C reativa ultrassensível elevada (PCR-us), um marcador sensível de ataque cardíaco e derrame futuro, em 29 por cento, enquanto os níveis de PCR-us aumentaram em 25 por cento em indivíduos que utilizaram pasta de dente placebo.

A pasta de dente em questão, a Plaque HD, foi apresentada no início de 2016. Ela incorpora tecnologia “Targetol Technology”, que contém agentes completamente naturais e de plantas que colorem qualquer placa, e portanto, ajudam os usuários a remover até quatro vezes mais placa do que as pastas de dente convencionais. Os pesquisadores concluíram que a redução observada apoia a hipótese de que a Plaque HD pode reduzir o risco de doença cardiovascular. Entretanto, eles declaram que ainda é necessário um experimento em grande escala com tamanho e duração suficientes para averiguar os resultados.

>>> Leia também: Novo ingrediente para creme dental repõe os minerais perdidos do esmalte do dente e ajuda a prevenir a cárie e tratar a sensibilidade.

O estudo, intitulado “Randomized trial of plaque identifying toothpaste: Dental plaque and inflammation”, foi publicado on-line em 19 de outubro na revista American Journal of Medicine antes da versão impressa. Foi conduzido na Universidade Florida Atlantic nos EUA.

Fonte: DentalTribune

 

 

 

Sair da versão mobile