Dental Press Portal

Pasta de dente de ervas é eficaz na redução da inflamação

Quando se trata de ingredientes nocivos, os produtos à base de plantas que geralmente não contêm substâncias artificiais como edulcorantes, corantes ou conservantes, são considerados uma alternativa mais segura para a saúde bucal e para a maioria dos dentifrícios convencionais. No entanto, a investigação sobre a eficiência desses produtos ainda é insuficiente. Com o objetivo de mudar isso, pesquisadores de Sangli, na Índia, compararam o efeito de três cremes dentais feitos com ervas diferentes, sobre as enzimas salivares importantes para a manutenção da saúde bucal.

Pasta de Dente Complete Care (Fonte: Reprodução)
Pasta de Dente Complete Care (Fonte: Reprodução)

Estima-se que cerca de 80% das pessoas nos países em desenvolvimento ainda dependem da medicina tradicional derivada de plantas para fins de cuidados de saúde primários. No mundo ocidental, produtos de ervas também estão sendo considerados uma alternativa mais saudável e mais segura em relação aos que contenham produtos químicos. No entanto, ao comparar os benefícios para a saúde bucal de dentífricos convencionais e dos derivados de plantas, a pesquisa existente centra-se principalmente nas propriedades antimicrobianas de dentífricos à base de plantas.

Expandindo essa abordagem, os pesquisadores indianos investigaram mudanças nos níveis de fosfatase alcalina salivar (ALP) e fosfatase ácida salivar (ACP) com o uso de pasta de dentes à base de plantas ao longo de quatro semanas. De acordo com o principal autor Dr. Mahesh Khairnar, ALP é um marcador inflamatório que promove o processo inflamatório e até mesmo a doença periodontal, enquanto o ACP é um fator salivar associado com a formação de cálculos e, portanto, inflamação.

As pastas avaliadas no estudo foram a Dant Kanti (Patanjali), Complete Care (Himalaya Herbals) e Vicco Vajradanti (Vicco). O estudo foi realizado em 45 estudantes de Odontologia, que foram agrupados ( 3 grupos de 15 pessoas, cada grupo utilizando uma pasta de dente) e instruídos a escovar duas vezes ao dia com a respectiva pasta de dente. As amostras, constituídas por uma amostra de saliva não estimulada, levadas pela primeira vez de manhã e uma após a escovação, foram obtidas semanalmente nos dias 1, 7, 14, 21 e 28.

Pasta de Dente Dant Kanti (Fonte: Reprodução)

Todos os três dentífricos mostraram reduções significativas nos níveis salivares de APL e ACP após a escovação em cada intervalo. Quando os dentifrícios foram avaliados individualmente, as pastas dentífricas Dant Kanti e Vicco Vajradanti foram encontradas mais eficazes na redução dos níveis de ACP salivares e ALP do que a pasta de dentes Complete Care. Embora todas as ervas dentífricas testadas inibiram atividade ALP e ACP na saliva dos participantes, os pesquisadores enfatizaram serem necessários ensaios clínicos de longo prazo para quantificar melhor a eficácia do creme dental de ervas. Além disso, eles sugeriram novos estudos para avaliar o efeito combinado de cremes dentais à base de ervas e enxaguantes bucais à base de ervas.

O estudo, intitulado “Comparative evaluation of efficacy of three different herbal toothpastes on salivary alkaline phosphatase and salivary acid phosphatase—A randomized controlled trial” (traduzido direto do inglês como “Avaliação comparativa da eficácia de três diferentes pastas dentífricas de ervas sobre fosfatase alcalina salivar e fosfatase ácida salivar-Um ensaio controlado randomizado”) foi publicado na edição de setembro do Journal of Clinical and Diagnostic Research.

Pasta de Dente Vicco Vajradanti (Fonte: Reprodução)

Os resultados iniciais de um estudo semelhante realizado pelo mesmo grupo de pesquisa confirmam a descoberta do potencial de saúde bucal das dentífricas de plantas. No estudo, cujos resultados ainda não foram publicados, Khairnar e seus colegas avaliaram o efeito de dentífricos de ervas sobre os valores de pH e os níveis de glicose na saliva – ambos fatores que influenciam na saúde bucal. O aumento da glicose salivar é responsável pelo aumento da incidência de cárie, e os valores salivares ácidos do pH podem facilitar a formação de cárie.

De acordo com Khairnar, os resultados até agora indicam que a pasta de dentes à base de ervas é eficaz na redução dos níveis de glicose salivar, enquanto os valores salivares de pH aumentaram e mudaram para a gama alcalina, considerada a mais benéfica para a saúde bucal.

Leia o artigo na íntegra em inglês aqui.

Fonte: DentalTribune

Sair da versão mobile