Dental Press Portal

Paranaense vence prêmio internacional da Straumann

O dentista paranaense Vitor Marques Sapata, de Maringá (PR), foi o vencedor do Straumann Young Pro Award 2016, um dos prêmios mais respeitados no cenário da pesquisa odontológica internacional. Atualmente, ele é pesquisador pela Universidade de Zurique, na Suíça, e recebeu o prêmio durante o Botiss Bone & Tissue World Congress, que aconteceu em Berlin em outubro deste ano. A premiação, que é bianual, foi criada com o objetivo de promover e incentivar o desenvolvimento de jovens profissionais na pesquisa da odontologia, tanto a regenerativa como a de biomateriais.

vitor sapata
Vitor Sapata recebeu o prêmio durante congresso em Berlim (Foto: Divulgação)

Com um tema de pesquisa focado na Odontologia Regenerativa, Sapata recebeu 10 mil euros pelo trabalho. Além de pesquisador na Suíça, ele é Mestre em Ciências Odontológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com residência em periodontia na mesma instituição, além de doutor pela Universidade de São Paulo e membro do International Team of Implantology (ITI). Junto de seu pai, José Carlos Moreno Sapata, e seu irmão, Diogo Marques Sapata, mantém clínica privada em Maringá.

“O fato de ter concorrido com pessoas ao redor do mundo com trabalhos e ideias fantásticas torna o prêmio ainda mais relevante. É louvável a capacidade de um centro relativamente pequeno, considerando a quantidade de pessoas trabalhando dentro do departamento, ter tanta influência no cenário científico mundial. Ter feito parte dessa equipe me deixa muito orgulhoso”, diz Sapata, em entrevista ao Portal Dental Press. Para ele, a oportunidade de trabalhar com a equipe dos professores Christoph Hämmerle e Ronald Jung é “fantástica”.

Após se inscrever em um concurso de seleção oferecido pela Osteology Foundation, ele foi escolhido, em outubro de 2015, para ser o primeiro Osteology Research Scholar da Universidade de Zurique, para desenvolver atividades científicas durante um ano, no Departamento de Prótese Fixa, Removível e Materiais dentários sob a supervisão do professor Christoph Hämmerle. “Muitas pessoas me apoiaram nesse processo seletivo, entre elas o professor Dr. Maurício G. Araújo e meu orientador do doutorado na USP, professor Dr. João Batista César Neto”, conta. Atualmente, trabalha em projetos em conjunto com a Universidade de Zurique e a Universidade de São Paulo (USP).

O trabalho será publicado na Starget DIGITAL, o periódico internacional da Straumann, e apresentado por Sapata na edição de 2018 do Botiss Bone & Tissue World Congress.

Sair da versão mobile