Dental Press Portal

Ortodontistas buscam Aperfeiçoamento em Dentística Restauradora

Dos 16 profissionais que iniciaram nesta sexta-feira (16) o 3º Aperfeiçoamento em Dentística Restauradora na Dental Press, 11 são ortodontistas. Este número expressivo revela uma tendência no mercado odontológico: após um longo período de supervalorização das especialidades, a Odontologia Integrada volta a mostrar força nos consultórios.

_MG_0229
Dos 16 participantes do curso, 11 são ortodontistas (Foto: Jean Marcel/Dental Press)

A busca por especializações é muito comum – e necessária – para que o melhor tratamento seja proporcionado para o paciente. Mas quando se domina apenas uma área da Odontologia, o dentista depende da indicação de colegas para dar continuidade ou finalizar um tratamento. Na Ortodontia essa questão é bem evidente. “Às vezes, o profissional faz uma Ortodontia muito bem feita, mas acaba indicando o paciente para outro profissional para fazer a finalização estética e não gosta de resultado”, diz a coordenadora do curso, Dra. Rachel Furquim Marson, Mestre em Odontologia Integrada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

>>> Leia também: Aperfeiçoamento em Dentística recebe alunas do Paraguai

Esse foi o motivo pelo qual a Dra. Paula Guimarães Moreira, de Santana do Itararé (PR), se matriculou no curso. Especialista em Ortodontia e ex-participante do Excelência na Ortodontia na Dental Press, ela conta que os próprios pacientes lhe perguntavam por que não finalizava, já que confiavam em seu trabalho. “Decidi então buscar essa formação adicional”, diz Dra. Paula. “A gente cria um vínculo com o paciente na orto, pois os tratamentos são longos. Eu sempre tive vontade de fazer, mas eu não podia e sempre encaminhava para outro profissional”, diz a ortodontista Michelle Morais de Oliveira, de Pitanga (PR).

Odontologia Estética em alta

Também ortodontista e participante do Excelência na Ortodontia de 2010, Dra. Graziela Hernandes, de Marialva (PR), diz que a procura pela Odontologia Estética aumentou em seu consultório. “O paciente adulto, muitas vezes, não quer colocar aparelho. E se aceita, prefere um tratamento rápido e uma correção estética para finalizar”, revela Dra. Graziela.

De acordo com a Dra. Vanessa Costa Farias, do Rio de Janeiro (RJ), o primeiro passo para o ortodontista adentrar no universo da Odontologia Estética é o aperfeiçoamento. “O ortodontista tem uma noção de estética facial muito completa, mas falta conhecimento para trabalhar melhor a estética dental e finalizar os casos. A estética, pra gente, é primordial – mesmo se não formos executar, precisamos ter uma noção até para poder indicar o melhor tratamento.”

>>> Veja também: Excelência na Estética 2017 está com inscrições abertas

Nesse atual contexto, proporcionar um tratamento completo e multidisciplinar é um diferencial, pois nem sempre se trabalha em clínicas com diferentes especialistas.”Em cidades pequenas, faltam profissionais qualificados para indicar; e nas cidades grandes, existe a dificuldade de locomoção entre um consultório e outro, o que dificulta a vida do paciente e dos dentistas, que precisam planejar o caso”, analisa a coordenadora do curso. Além disso, quando se indica um outro dentista, há a chance de o paciente não voltar para o seu consultório.

Atualização

O especialista em Endodontia Edivagner Guimarães, de Paranavaí (PR), também atua em Clínica Geral e resolveu buscar a formação em Odontologia Estética para se atualizar. “Desde que saí da faculdade muita coisa mudou, estou desatualizado. Não estava gostando das minhas restaurações e tem muitos materiais novos que não sei usar, então achei que estava na hora de aprender.” Ele acredita que a nova formação trará, também, um bom retorno financeiro para sua clínica. “Vou abrir o leque de clientes”, diz.

Veja também: Curso de mini-implantes ortodônticos – estratégias e workshop de instalação

O curso

O objetivo do Aperfeiçoamento em Dentística Restauradora é aperfeiçoar cirurgiões dentistas já formados em técnicas de restaurações diretas e indiretas, em dentes anteriores e posteriores. Com programa teórico, prático, laboratorial e com demonstração ao vivo em pacientes, serão abordados temas conceituais de preparo e restauração, cor, estratificação, preparos minimamente invasivos, adesão, clareamento, tratamentos de lesões não cariosas, técnicas de moldagem e cimentação, tratamento reverso, planejamento digital, entre outros.

O corpo docente é formado, além da Dra. Rachel, pelos professores Dr. Fabiano Marson, Dra. Lísia Nishimori Tomita, Dra. Renata Pascotto e Dr. Ricardo Luiz Annibelli. Serão cinco módulos, com previsão de encerramento em dezembro deste ano.

Veja as fotos:

[flickr_set id="72157673951704625"]
Sair da versão mobile