Dental Press Portal

Ortodontia mundial em luto pela morte do Prof. Dr. Hugo Trevisi

Dr. Hugo Trevisi ministrando aula na Dental Press

Dr. Hugo Trevisi ministrando aula na Dental Press

Morreu em Presidente Prudente (SP), na tarde de segunda-feira (11), o Prof. Dr. Hugo Trevisi, aos 72 anos, em decorrência de complicações da Covid-19. Ele estava internado desde o dia 3 de dezembro e, após agravamento do quadro, foi entubado no dia 7 do mesmo mês.  A morte foi por insuficiência respiratória. Trevisi deixa a esposa, três filhos, netos e uma multidão de amigos e ex-alunos.

“A odontologia está em luto. É com muito pesar que comunicamos o falecimento do nosso querido Hugo José Trevisi em decorrência de complicações ao quadro de Covid-19. Além de um excelente mestre muito talentoso, também era um homem amoroso, bondoso e humilde. Sua dedicação e amor pela ortodontia ficame marcadas em nossa memória e em nossos corações”, disse publicação na página oficial do Dr. Trevisi no Instagram.

Natural de Lins (SP), Trevisi graduou-se pela Faculdade de Odontologia de Lins, em 1978. Na década de 80 mudou-se para Presidente Prudente para ministrar aulas no curso de odontologia na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Ele idealizou a técnica ortodôntica dos aparelhos pré-ajustados – conhecidos como MBT – ao lado de outros grandes nomes da odontologia mundial: Richard MacLaughlin (EUA) e John Bennett (ING).

Durante praticamente duas décadas, Trevisi coordenou diversos cursos para brasileiros nos Estados Unidos, no intuito de promover e disseminar a técnica Straight-Wire – do professor Larry Andrews -, o que popularizou a técnica para profissionais ao redor do mundo todo. A partir de seus estudos, o método MBT evoluiu de maneira significativa, tornando-se uma prescrição adotada não só do Brasil, mas do mundo.

O livro “Mecânica Sistematizada de Tratamento Ortodôntico” tornou-se uma referência mundial e um best-seller, tendo vendido mais de 85 mil cópias em diversos países da América Latina, Europa e, também, nos Estados Unidos. A obra as “Mecânicas do Tratamento Ortodôntico e o Aparelho Pré-Ajustado” foi outro fruto da parceria com MacLaughlin e John Bennett, tendo vendido milhares de cópias no mundo.

Novo livro
Em 2020, Dr. Hugo Trevisi lançou o seu mais novo livro pela editora Dental Press, onde apresentou e sistematizou aos profissionais da área a Filosofia de Tratamento Ortodôntico Trevisi System – TDWire, com a obra “Trevisi Arco Duplo: Mecânica de Delizamento TDWire”. Infelizmente, não houve a possibilidade de lançamento em enventos e congressos, devido à pandemia da Covid-19.

A Filosofia de Tratamento Ortodôntico Trevisi System® – TDWire®, fundamentada na evolução científica e no surgimento de novas tecnologias, foi desenvolvida com o propósito de garantir maior eficiência nos tratamentos ortodônticos. Ao associar em perfeita harmonia as principais vantagens dos sistemas de brackets convencionais e autoligados, essa filosofia é capaz de proporcionar novas perspectivas para otimizar o controle dos movimentos nas diferentes fases do tratamento.

Um dos principais embasamentos da Filosofia de Tratamento Ortodôntico Trevisi System® é a utilização de biomecânicas com baixos níveis de força, respeitando-se integralmente os princípios biológicos da movimentação dentária. Nas fases iniciais do tratamento ortodôntico, quando se prioriza as mecânicas de baixa fricção, é possível explorar o potencial dos brackets autoligados passivos. Durante o nivelamento, a associação de dois arcos, nos slots principal e auxiliar, garante um excelente controle rotacional e de angulação, comparável aos sistemas de brackets convencionais.

Com relação ao fechamento de espaços, a utilização de fios retangulares de aço assegura a eficiência da mecânica de deslize, permitindo um adequado controle de torque dos dentes anteriores com baixa resistência ao deslizamento nos dentes posteriores. A associação destas características otimiza o trabalho do ortodontista, proporcionando resultados mais previsíveis, além de favorecer a redução do tempo de tratamento.

Sair da versão mobile