Dental Press Portal

Ortodontia lingual – quanto menor o braquete, melhor para o paciente

Uma equipe de pesquisadores do Departamento de Ortodontia da University of Hama, na Síria, comparou dois tipos de bráquetes ortodônticos linguais a fim de investigar seus efeitos sobre a fala, mastigação, irritação da língua e outros tipos de desconforto bucal. Os autores constataram que bráquetes Seventh Generation, o maior modelo de bráquetes, causou mais problemas relacionados à fala do que braquetes STb (o menor modelo).

lingualEles destacaram, ainda, que os dois modelos de bráquetes linguais causam certo grau de desconforto bucal; porém, esse desconforto é mais notável em bráquetes Seventh Generation, principalmente durante o primeiro mês após a inserção. A pesquisa foi financiada pelo Fundo de Pesquisa para Pós-graduação da University of Hama e seus resultados foram publicados na edição V21N4 do Dental Press Journal of Orthodontics (DPJO).

Os pesquisadores distribuíram, aleatoriamente e em dois grupos, 46 pacientes com necessidade de tratamento ortodôntico e que apresentavam um determinado tipo de má-oclusão. Desses, 23 pacientes foram submetidos ao tratamento com bráquetes linguais STb, enquanto os outros 23 pacientes foram tratados com braquetes Seventh Generation. O desempenho da fala desses pacientes foi avaliado por meio da análise espectrográfica do som fricativo /s/ em diferentes etapas do tratamento.

A aceitação dos pacientes também foi avaliada, porém, por meio de questionários que contemplavam os problemas mais comuns encontrados durante a terapia. Além disso, os pacientes foram questionados se sofriam com dificuldades para se alimentar, problemas de fala, irritação da língua ou qualquer outra sensação causada por qualquer tipo de desconforto bucal.

>>> Leia também: Conheça o curso de capacitação clínica em Ortodontia Lingual, com o professor Marcos Prieto

Pode-se afirmar que o número de adultos em busca de tratamento ortodôntico tem aumentado diariamente. A maior parte desses adultos apresentam preocupações relacionadas aos aparelhos ortodônticos. O aparelho ortodôntico lingual invisível apresentou-se como uma solução definitiva para pacientes que não querem ter seus aparelhos à mostra. Porém, a instalação de aparelhos na face lingual dos dentes pode causar alguns problemas. Esta pesquisa enfatizou a importância do uso de bráquetes menores, a fim de minimizar o comprometimento funcional e o desconforto bucal dos pacientes.

***

Publi

Assine o Dental Press Journal of Orthodontics. 

Sair da versão mobile