Dental Press Portal

Orthodontics Highlights fala sobre o apoio materno no tratamento ortodôntico

Orthodontics Highlights, da DPJO, reflete importância do apoio materno no tratamento ortodôntico, refletindo estudo da European Journal of Orthodontics Materno

Na edição v25n1 da DPJO (Dental Press Journal of Orthodontics), há um artigo assinado pelo pelo Dr. Matheus Melo Pithon, intitulado: “O apoio emocional materno faz com que o tratamento ortodôntico ocorra em menor tempo”. O artigo faz parte da seção Orthodontics Highlights, e reflete o estudo “Can socieconomic and psychosocial factors predict the duration of orthodontic treatment?”, da European Journal of Orthodontics, da Oxford Academy, publicado em outubro de 2019.

Segundo o autor,  a previsibilidade do tempo de tratamento ortodôntico é cercada de muitas variáveis, como o grau de complexidade, aspectos sistêmicos e colaboração do paciente são alguns dos fatores que podem acelerar ou atrasar o tratamento em questão.

Pithon cita que, recentemente, um grupo de pesquisadores ingleses publicou um estudo longitudinal prospectivo que avaliou fatores socieconômicos e/ou psicossociais que a alterariam ou não a duração do tratamento ortodôntico. Foram recrutados 145 adolescentes com idades entre 12 e 16 anos, e os dados psicossociais foram coletados através de questionário autopreenchido, antes da instalção dos aparelhos fixos.

“Os resultados revelaram que o apoio emocional materno mostrou-se um importante preditor da duração do tratamento ortodôntico. Adolescentes com altos níveis de apoio emocional materno foram mais propensos a ter uma duração menor (em quase quatro meses) do tratamento ortodônticos”, escreveu na seção.

De acordo com a pesquisa original, essa variação no tempo de tratamento pode ser explicada por um maior envolvimento materno no tratamento ortodôntico, facilitando a obtenção do resultado pretendido em um tempo menor.  Para ler o artigo na íntegra, basta acessar a versão v25n1 da DPJO, disponível na íntegra no Dental GO.

Sair da versão mobile