Dental Press Portal

ONG missão África e uma história de amor ao próximo

“O Voluntariado ensina-te a não esqueceres que és humano e a lembrar que dinheiro, superfluidades e futilidades são componentes também dispensáveis; posto isto, aprendes a noção de tempo em prol do tempo de outro Ser humano. Contribuindo com um imensurável acto de amor, minimizando a solidão urbana e maximizando a verdadeira essência da tua existência.” -Já dizia Joni Baltar, e foi instigada pela possibilidade em ajudar  o próximo que a estudante de Odontologia, e coordenadora das ações voluntárias da ABO-ES, Roberta Pinto Pereira, fez na cidade de Dondo, Moçambique,  um projeto da ONG Missão África, que tem como objetivo realizar tratamentos gratuitos no país. “Causas humanas, pobreza e fome. Ajudar pessoas que tanto precisam faz com que  sejamos pessoas melhores, com outros pensamentos. Além de tornar-nos pessoas mais gratas ao que temos. Isso resumi a vontade de sempre estar ajudando o próximo”.IMG_2565

Durante os 13 dias em Dondo Roberta comenta que o procedimento que mais realizou foi sem dúvidas a extração “Quando chegamos era perceptível a extrema necessidade da saúde bucal dos habitantes que nos procuravam. Todos os procedimentos odontológicos eram de extrema importância. Porém, o mais comum foi o de extração. As pessoas chegavam se queixando de muita dor, e clinicamente a avaliação sempre dava para extração.”

Emoção predominava o lugar, tanto dos pacientes  com atendimento, como com os profissionais envolvidos “A recepção foi maravilhosa. São pessoas felizes, independente das dificuldades. A felicidade deles só aumenta quando vêem que chegaram pessoas para ajudá-los. É emocionante. Em cada lugar que íamos trabalhar eles nos recebiam com canto e dança. Impossível conter as lágrimas.” afirma Roberta.

Roberta já é uma veterana nos trabalhos voluntários e afirma que continuará participando de projetos voluntários, pois fazer o bem é muito gratificante “Há mais de um ano eu coordeno as ações sociais da ABO-ES. Praticamente todos os finais de semana estou em algum local promovendo a saúde bucal. Pretendo participar novamente desse projeto com a “ONG MISSÃO ÁFRICA”. Foi maravilhosa a experiência. (…) Participar de qualquer projeto social, seja ele no Brasil ou fora, é muito gratificante. Porém, ir para Moçambique me deixou marcas. Marcas especiais. Eu sempre falo que se cada pessoa tivesse a oportunidade de ir para um projeto como esse apenas por um dia, já existiria mudança em seu interior. É maravilhoso poder ajudar as pessoas, mesmo que de forma simples. Levarei cada instante, e cada momento vivido sempre em meu coração.”

Ao chegar em Dondo Roberta relata que os métodos para a higienização dentária era esfregar areia com o dedo nos dentes “Na área da odontologia realizamos orientação de higienização oral, e descobrimos como a população cuida de sua higiene oral, eles escovam os dentes com o dedo e areia. E o fio dental? NUNCA tinham visto. Como eu consegui bastante, em minhas palestras e reforçava bastante a sua importância, mesmo sabendo que em breve eles não terão mais. Mas são as pequenas coisas que fazem a diferença. (…) A aréa odontológica fez sucesso, tudo era muito diferente para eles, novidade, e eles faziam questão de prestar atenção em cada detalhe. Em outros momentos eu entreguei roupas, pirulitos e bexigas para alegrar cada criança ali presente. Logo que cheguei no Brasil, recebi uma mensagem de uma voluntária da ONG MISSÃO ÁFRICA que está instalada lá a algum tempo, e fiquei muito emocionada.

Ela dizia que as crianças e os adultos perguntavam quando a ” Tia BERTA” iria voltar, e algumas crianças falavam que em abril eu estaria de voltar. É muito gratificante saber que marcamos pessoas de uma forma boa, que somos lembrados de forma querida e que existe o desejo por parte deles que a gente volte.”

 

 

Sair da versão mobile