Dental Press Portal

Odontopediatras brasileiras lançam livro no 25º Congresso da OMD

Durante o 25º Congresso da Organização dos Médicos Dentistas (OMD), que aconteceu na cidade do Porto, em Portugal, e no qual a Dental Press esteve presente, as odontopediatras brasileiras Dra. Liliana Takaoka e Dra. Lúcia Coutinho lançaram o livro Odontopediatria- A transdisciplinaridade na saúde integral da criança (Editora Manole).

Brasileiras lançam livro de Odontopediatria no 25º Congresso Anual da OMD (Fonte: Divulgação)
Brasileiras lançam livro de Odontopediatria no 25º Congresso Anual da OMD (Fonte: Divulgação)

Em entrevista ao Portal Dental Tribune, que cobriu o evento, as autoras disseram que trata-se de um livro pioneiro, e referiram-se com muita satisfação ao trabalho em equipe entre elas e a Dra. Rosa Maria Eid Weiler, na coordenação do livro.

De acordo com as autoras, há uma tendência em reforçar o estudo da criança e de seu desenvolvimento, sem uma lógica segmentada que a reduza. Destacaram que todos os profissionais de diferentes áreas que trabalham em contato direto com as crianças devem atentar-se aos pequenos como um todo, de modo holístico. Portanto, seja na área da saúde ou da educação, é fundamental que o profissional que atue diretamente para e com crianças considere a transdisciplinaridade como pressuposto básico para qualquer tipo de intervenção.

Por esse motivo, e pela crescente demanda por livros e materiais que abordam essa transdisciplinaridade, as três doutoras uniram-se para publicar esses materiais produzidos há mais de 15 anos nos cursos oferecidos pelo Grupo ATRAMI – Atenção Transdisciplinar Materno-Infantil.

“A Odontopediatria tem demonstrado uma preocupação com a qualidade de vida da criança, o que nos faz enxergar e compreender a saúde oral como parte de um todo”, diz Dra. Liliana Takaoka, uma das autoras. E após mencionarem o importante apoio de toda a equipe da Editora Manole, do Aché Laboratórios e dos colaboradores do livro, elas finalizaram: “Nós, odontopediatras, somos mais que tratadores, somos cuidadores de crianças”.

Fonte: DentalTribune

Sair da versão mobile