Dental Press Portal

Odontologia preventiva em crianças aumenta necessidade de tratamento de cárie

Uma pesquisa realizada no Alabama, nos Estados Unidos, sugere que o cuidado dentário preventivo em crianças menores de 2 anos de idade pode conduzir a uma maior necessidade de cuidado a longo prazo.

odontologia preventiva

De acordo com o estudo, o tratamento odontológico preventivo precoce foi associado a uma maior frequência de tratamento posterior de cárie dentária, mais visitas ao consultório e mais gastos com assistência odontológica, em comparação com crianças que não receberam nenhum tratamento odontológico preventivo na primeira infância.

Sobre a pesquisa

A Academia Americana de Pediatria, a Associação Dental Americana e a Academia Americana de Odontologia Pediátrica recomendam que as crianças consultem um dentista quando os dentes começam a nascer, mas as evidências são limitadas sobre a eficácia do cuidado odontológico preventivo precoce ou se os prestadores de cuidados primários podem fornecê-lo. Apesar do foco nos cuidados dentários preventivos, as cáries dentárias estão aumentando em crianças com menos de 5 anos de idade.

>>> Leia Também: Pesquisadores falam sobre flúor na dieta de crianças

No estudo, publicado na JAMA Pediatrics, os autores analisaram dados de 19 mil e 658 crianças no Alabama, no qual 25,8% delas receberam cuidados odontológicos preventivos de um dentista antes dos 2 anos de idade.

Em comparação com crianças semelhantes sem tratamento odontológico preventivo precoce, as crianças que receberam o tratamento tiveram maior necessidade de tratamento para cárie dentária (20,6% versus 11,3%), uma maior taxa de visitas e maiores despesas dentárias anuais (168 dólares versus 87 dólares) .

Quais foram as conclusões?

Os cuidados preventivos prestados não foram significativamente associados com o tratamento ou despesas relacionadas com a cárie dentária, de acordo com os resultados. “Este estudo ressalta a necessidade de uma contínua avaliação cuidadosa da base de evidências para recomendações clínicas”, disse Justin Blackburn, Ph.D., professor assistente do Departamento de Organização e Política de Saúde da UAB. “O que encontramos é que não podemos definitivamente dizer se as primeiras visitas preventivas dentárias reduzem a cárie dentária com os dados disponíveis”.

O estudo teve limitações, pois não mensurou outros benefícios do cuidado dental preventivo como a qualidade de vida melhorada, ou inclui informações como comportamentos de saúde oral como escovar os dentes ou fluoração da água.

>>> Leia Também: Obesidade pode influenciar tratamento ortodôntico em crianças

“Acrescentando a um corpo limitado de literatura sobre o cuidado odontológico preventivo precoce, observamos pouca evidência dos benefícios deste cuidado, independentemente do provedor. Na verdade, o cuidado odontológico preventivo dos dentistas parece aumentar o tratamento relacionado à cárie, o que é surpreendente. Pesquisas adicionais entre outras populações e além dos dados administrativos podem ser necessárias para elucidar os verdadeiros efeitos do tratamento odontológico preventivo precoce “, concluiu o estudo.

Leia o artigo na íntegra em inglês aqui.

Fonte: ScienceDaily

Parece estranho? Deixe nos comentários sua opinião sobre a pesquisa.

Sair da versão mobile