Ícone do site Dental Press Portal

Odontologia do Brasil tem cientistas entre melhores do mundo

Odontologia brasileira tem pesquisadores em destaque no mundo

Odontologia brasileira tem pesquisadores em destaque no mundo

A Odontologia Brasileira tem 33 pesquisadores entre os mais relevantes do mundo em todos as áreas da ciência. Isso é o que mostra o prestigioso estudo da Universidade de Stanford, publicado na editora Elsevier, em outubro, e que considera a produção até 2022. 

O ranking mostra os 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo, o que representa 2% do total de cientistas ao redor do globo. No total, 1.294 brasileiros estão na lista, que chega – em 2023 – a sua sexta edição.

A Odontologia, portanto, é responsável por 2,5% dos principais pesquisadores de todas as áreas no Brasil. O país, por sua vez, forma mais de 1,2% dos principais cientistas do planeta, compilados na lista de Stanford. 

Os pesquisadores são classificados em 22 campos científicos, divididos em 176 subcampos. A métrica é válida para profissionais que publicaram pelo menos 5 artigos. Os dados são referentes a produção até o final de 2022. 

Os três professores de Odontologia mais relevantes, segundo o ranking, são: José Siqueira Junior, da Unigranrio (Universidade do Grande Rio); Maurício Araújo, da UEM (Universidade Estadual de Maringá); e Gustavo Garlet, da USP (Universidade de São Paulo).

Evolução
Atualmente, o Brasil ocupa a 25ª posição no ranking, que considera o número de autores por país da instituição. O número de cientistas no ranking quadruplicou em cinco anos. Em 2017, eram 342 pesquisadores no ranking. Em 2022, alçou-se 1.294. 

Ressalta-se que o número diz respeito a profissionais vinculados à instituições brasileiras e que não necessariamente nasceram no Brasil. 

As três instituições brasileiras com maior número de pesquisadores no ranking são: USP (244), Unicamp (89) e Unesp (67). A odontologia está presente entre os pesquisadores das três instituições. 

Para ler o artigo e ter acesso à lista completa, basta acessar este link

Sair da versão mobile