Dental Press Portal

Odontologia pode minimizar necessidade de cirurgias plásticas

Brasil sempre é destaque nos rankings mundiais de cirurgias plásticas, perdendo apenas para os Estados Unidos na quantidade de procedimentos realizados. São mais de 1 milhão de cirurgias todos os anos, e cirurgias faciais representam quase 50% dos procedimentos cirúrgicos estéticos mais realizados no Brasil. O que muitos não sabem, porém, é que muitas vezes uma visita ao dentista pode ajudar nesse processo estético, fazendo com que os procedimentos cirúrgicos sejam menos extensos, simplificando a correção de algumas imperfeições faciais.

odontologia-cirurgia-plastica
Procedimentos estéticos de face têm maior eficácia quando restabelecida a função e a estética dos dentes (Foto: Reprodução)

Como a Odontologia melhora a estética facial?

De acordo com Rose Helena Burgon, dentista na Hope Odontologia, os dentes são responsáveis pela manutenção do tônus muscular, bem como do volume dos lábios e do não aparecimento dos sulcos ao lado do nariz, conhecido como bigode chinês. “Muitas vezes o paciente recorre às cirurgias plásticas ou procedimentos estéticos para corrigir os sinais de envelhecimento da face, principalmente aquelas rugas que aparecem ao redor da boca, conhecida como “código de barras”, sem antes visitar um dentista, mas em alguns casos o tratamento odontológico estético pode amenizar alguns problemas, reduzindo o tamanho das intervenções cirúrgicas” diz a Dra. Burgon.

>>> Leia Também: Ortodontia, Cirurgia e Estética: a importância da abordagem multidisciplinar

Ela explica que alguns médicos até recomendam uma visita ao dentista antes de qualquer intervenção cirúrgica, mas pela necessidade de remoção de cáries, bactérias e limpeza da boca, as quais podem trazer risco à cirurgia, por meio da intubação, permitindo a entrada de bactérias nas vias respiratórias, o que pode ocasionar pneumonias e outras doenças infecciosas. Mas a Dra. Burgon destaca que cabe ao cirurgião plástico uma avaliação clínica identificando sinais de envelhecimento da face relacionado à perda dos dentes e orientar o paciente a procurar um dentista para recuperar os dentes antes de seus procedimentos, minimizando intervenções invasivas na  face.

Procedimentos estéticos

Os tratamentos odontológicos que permitem correções e melhorias faciais são muitos, como por exemplo, os procedimentos reabilitadores e estéticos, nos quais são utilizados laminados de porcelana que recobrem os dentes imperfeitos ou manchados possibilitando não só a melhoria de cor e luminosidade do sorriso, mas também a abertura do arco dental de forma que fique mais volumoso, ajudando a tonificar o lábio e eliminar as rugas.

Há também as reabilitações com implantes que são realizadas para reposição de raízes perdidas, enxertos ósseos para corrigir imperfeições e desníveis da gengiva ocasionadas por extrações traumáticas ou por infecções. “Tivemos um caso onde a recuperação dos dentes diminuiu muito a necessidade de cirurgia plástica. Conseguimos eliminar a flacidez na região peri-bucal que era a queixa da paciente.  Em outros casos,  foram realizados apenas procedimentos complementares, como preenchedores,  aplicação de  toxina botulínica popularmente conhecida como botox,  trazendo a completa satisfação do paciente”, disse a especialista.

>>> Leia Também: Protocolo para laminados cerâmicos: relato de um caso clínico

O recomendado é que antes da realização de procedimentos estéticos inclua-se uma visita ao dentista, para que sejam corrigidos eventuais defeitos nos arcos dentários. Procedimentos como lifting, preenchimentos, bioplastia e, até mesmo as cirurgias plásticas realizadas no rosto, terão maior eficácia quando restabelecida a função e a estética dos dentes.

Sair da versão mobile