Ícone do site Dental Press Portal

Conheça os benefícios da ‘odontologia 3D’ no tratamento ortodôntico Invisalign

Fazendo uso de imagens digitalizadas, geradas por tecnologias de escaneamento intraoral, a chamada ‘odontologia 3D’ tem revolucionado a forma de cuidar da saúde bucal. Nos tratamentos ortodônticos não é diferente. Na hora de alinhar o sorriso, os métodos 3D começam a substituir com vantagens a moldagem tradicional da boca do paciente.

Baseado em alinhadores ortodônticos imperceptíveis, que podem ser removidos durante o tratamento e eliminam o desconforto, o comprometimento estético e a dificuldade de fala e higienização dos aparelhos fixos convencionais, o sistema Invisalign está se aperfeiçoando ainda mais na era 3D.

Em vez de despachar o molde fisicamente para os EUA, onde são produzidos os alinhadores Invisalign, a tecnologia 3D permite encaminhar um arquivo digital com a imagem das arcadas do paciente pela internet. Ou seja, gera um tremendo ganho logístico.

Além da agilidade, o escaneamento intraoral elimina uma etapa do tratamento Invisalign que pode ser considerada desconfortável: o contato do paciente com os materiais de moldagem. “A popular ‘massa’ de moldagem é na verdade um material especial, que precisa ter durabilidade para chegar nos EUA. Sua retenção é maior na boca, podendo causar desconforto”, explica a Dra Eloisa Peixoto Soares Ueno, ortodontista de São Paulo que já usa a tecnologia 3D nos tratamentos Invisalign.

Também Invisalign Doctor de São Paulo, a Dra Daniela Aggio dará uma palestra sobre os benefícios da ‘odontologia 3D’ no tratamento ortodôntico Invisalign durante o 34º CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, que será realizado de 27 a 30 de janeiro, na Vila Guilherme, capital paulista.

“Esse tipo de scanner não é novo. Contudo, seu uso na odontologia ficava restrito a próteses. Com a evolução dos processos, agora a tecnologia veio para facilitar a vida dos ortodontistas”, comemora Dra Daniela. No 34º CIOSP ela falará especificamente sobre o CEREC Ortho, software de escaneamento intraoral da Sirona, companhia alemã parceira da Invisalign, com posição de destaque no mercado global de saúde bucal.

Outro evento focado no CEREC Ortho ocorre no dia 26 de janeiro, na clínica da Dra Eloisa Soares, em São Paulo. Um especialista americano (residente na Alemanha) da Sirona dará um curso para os oito dentistas pioneiros no uso do software no Brasil. “Será formada a primeira turma de Speakers Sirona CEREC Ortho, que disseminarão a nova técnica pelo Brasil”, explica Dra Eloisa.

Sair da versão mobile