Dental Press Portal

Obesidade pode influenciar tratamento ortodôntico em crianças

Um novo estudo realizado no King’s College London Dental Institute sugere que os resultados de tratamentos feitos com aparelhos fixos para corrigir más oclusões em crianças podem variar de acordo com o peso corporal do paciente.

ortodontia
Peso corporal influencia no tratamento ortodôntico de crianças (Fonte: Reprodução)

Em países ocidentais como o Reino Unido, estima-se que quase uma em cada três crianças está com sobrepeso ou obesa, e ao mesmo tempo, um número crescente de pacientes está colocando aparelhos fixos para corrigir más oclusões em uma idade precoce.

Um novo estudo conduzido por pesquisadores no King’s College London Dental Institute e publicado no Journal of Dental Research já indicou que a resposta a este tipo específico de tratamento pode variar significativamente, dependendo do peso corporal de uma criança.

>>> Leia Também: Dental Press lança “Obesidade & Saúde Bucal” em Bauru

Como a obesidade influencia no tratamento ortodôntico?

No estudo de grupo, os pesquisadores analisaram pacientes adolescentes, que foram classificados como peso normal ou obesos com base em seu índice de massa corporal, do início à conclusão do tratamento. Durante os exames, verificou-se que os pacientes obesos tinham uma taxa significativamente aumentada de movimento inicial do dente e requereram menos tempo para conseguir o alinhamento dos dentes em comparação com os pacientes de peso normal.

Os pesquisadores também notaram níveis aumentados de biomarcadores inflamatórios no tecido gengival de pacientes obesos antes do tratamento ortodôntico.

Qual a importância do estudo para a Odontologia?

Sendo o primeiro deste tipo de estudo a relacionar obesidade e movimentos dentários ortodônticos, ele demonstra que o peso de pacientes adolescentes influencia o tecido de apoio em torno do dente, e de acordo com os pesquisadores, isso poderia ter implicações importantes para os resultados do tratamento ortodôntico em pacientes obesos tanto a curto como a longo prazo.

>>> Leia Também: “Mude para Água”: campanha tem como alvo o consumo de refrigerantes

Níveis de obesidade aumentaram significativamente em todos os grupos etários nas sociedades ocidentais nas últimas duas décadas, e tem sido associada a múltiplas doenças crônicas, incluindo a inflamação periodontal. Em uma avaliação de 2015/2016, a saúde pública da Inglaterra constatou que 14% de um milhão de estudantes no Reino Unido foram classificados como o excesso de peso e quase 20% como obesos.

O estudo do Rei, intitulado “Impact of obesity on orthodontic tooth movement in adolescents: A prospective clinical cohort study“, foi publicado on-line em 23 de janeiro no Journal of Dental Research.

Leia o artigo na íntegra em inglês aqui.

Fonte: DentalTribune

Sair da versão mobile