Dental Press Portal

O que fazer quando o paciente não sabe onde está doendo?

A dor de dente que leva os pacientes ao consultório é uma coisa comum para os dentistas, porque eles sabem como diagnosticá-la e tratá-la. No entanto, alguns pacientes queixam-se de dores que vem de estruturas circundantes ou dentes que são saudáveis.

Nestes casos, o histórico médico é um componente muito importante para o diagnóstico preciso da dor. Se algum paciente chegar à sua cadeira com queixas como essas, considere possíveis causas como:

Arterite temporal: é resultado da inflamação dos vasos sanguíneos na cabeça. Neste caso, o histórico médico do paciente incluirá dores de cabeça e mandíbula, e também na língua quando mastigar. A maioria destes pacientes associam-na com dor de dente ao mastigar.

Condição patológica: como o câncer na mandíbula, pode causar mobilidade dentária, inchaço e dor que podem confundir o dentista, porque quando determinadas áreas são infectadas, a dor e o inchaço se assemelhan com problemas de dente.

>>> Leia Também:  Dor de dentes X Infarto

Sinusite: pode causar dor na área dos dentes superiores posterior, que é muitas vezes acompanhada com uma dor na região da bochecha. Normalmente, esses pacientes têm um histórico de problemas com Highmore’s Sinus e até mesmo febre. Apesar das queixas sobre dores nos dentes da maxila, os pacientes não têm nenhuma reação em testes térmicos.

Glândulas salivares: raramente podem causar dificuldades na mastigação, desconforto ou inchaço. No entanto, pacientes podem não mostrar a causa específica da dor, apenas se referir à dor na face e sob a mandíbula. Muitas vezes tal dor pode ser causada por alimentos doces e salgados.

Abscesso periodontal: Às vezes, a dor pode ser causada não pelo próprio dente, mas pelos tecidos circundantes.

Bruxismo: ou ranger dos dentes durante o sono, especialmente em pacientes com oclusão anormal, pode causar dor na mordida, sensibilidade, mobilidade e pode lascar os dentes.

>>>Leia Também: Estudo descobre vínculo entre amor e dentes saudáveis

DTM: Pacientes com esta síndrome podem queixar-se de dor simples na área dos dentes e até dor severa causada por espasmos musculares, mandíbula dolorosa, etc. Estes pacientes têm áreas sensíveis ou pontos de gatilho de onde a dor pode irradiar para a área dos dentes.

Neuralgia trigeminal: Esta doença é um resultado da inflamação e/ou patologia do nervo trigêmeo. A principal função deste nervo é a sensibilidade da cavidade oral e as estruturas circundantes. No caso desta complicação, o paciente se queixa de dor aguda e punhalada que ocorre durante a mastigação, escovação ou até mesmo quando o vento sopra contra a pele.

Evento Cardiovascular: Raramente pensamos no fato de que nosso coração pode causar dor na mandíbula, mas um estudo recente descobriu que é possível. As mulheres, principalmente, experimentam dor nas áreas da mandíbula e pescoço durante um ataque cardíaco.

Fonte: DentalTime

Sair da versão mobile