Dental Press Portal

O que fazer hoje para se resguardar da crise amanhã?

Conheça algumas ações que podem ser feitas hoje, para conter o agravamento da crise do Coronavírus amanhã.

Crise

O Coronavírus, Covid-19, mostrou-se um vírus letal para o ser-humano. Já a economia, embora não tenha entrado em colapso total, sente sintomas severos das ações que são tomadas para prevenção do vírus. Com o isolamento social e fechamento do comércio, através de decretos municipais ou estaduais, é provável um efeito cascata na dinâmica econômica do país.

Na odontologia, cursos e congressos estão sendo cancelados ou adiados. Os consultórios, em maioria, estão fechados. Apesar de ações e pacotes anunciados pelos governos estaduais e federal, não é possível traçar um cenário realista de como se portará a economia até o fim do ano, já que, provavelmente, o nível de contágio do Coronavírus no Brasil, não chegou em seu pico.

Em tempos como esse, em que não há “gordura” a se queimar, é necessário que o profissional se prepare da maneira mais sensata possível, para que não haja consequências mais abruptas no funcionamento do consultório no “dia após” o Coronavírus. Pensando nisso, a Doctor SA elaborou um plano com 22 ações de gestão em tempos de crise.

“Um plano de contingência é um tipo de plano preventivo e reativo. Ajudará a controlar uma situação de emergência e a minimizar os impactos negativos que o Covid-19 está deixando em sua empresa. Existem ações que podemos antecipar para obtermos o menor impacto possível”, explica a equipe da Doctor SA.

O plano de contingenciamento se divide em quatro espaços da empresa:

  1. Financeiro
  2. Gestão de Pessoas
  3. Administrativo/operacional
  4. Marketing

Célio Belmonte, diretor especialista em gestão, economia e finanças da Doctor SA destaca que “A informação é o melhor meio para a melhor tomada de decisão”. Nesse contexto, o dentista precisa elencar os custos fixos e variáveis que tem, elencá-los em ordem de prioridade e renegociar contratos de custos fixos.  Para os custos variáveis, suspender temporariamente a compra de insumos.

Ainda do ponto de vista financeiro, a Doctor SA pondera que há uma MP (Medida Provisória) do governo federal possibilita o adiamento do pagamento de impostos, que poderão ser pagos em outubro, novembro ou dezembro. Já, caso haja necessidade, de financiamentos, é interessante que o profissional busque linhas de crédito em taxas mais atrativas, como BNDES ou Proger.

Embora encarado por muitos como gasto, e não como investimento, o marketing é uma ferramenta importante mesmo (ou talvez, principalmente) em tempos de crise. Segundo Fernando Marson, diretor da Doctor SA, é necessário trabalhar a imagem da empresa para atenuar a influência da crise, “pós-Covid-19”.

“Existem diversas ações que nos mantém conectados com os pacientes, transmitindo afetividade, solidariedade e preocupação para amenizar o clima de insegurança”, destacou.

Nesse sentido, cabe ressaltar através de estratégias de marketing, que o profissional segue atendendo casos de urgência, mas que toma todos cuidados necessários, e orientados por entidades nacionais e internacionais de saúde, para segurança individual e coletiva. Comunicar que os horários estão espaçados, a fim de evitar o contato direto, ou aglomeração de pessoas.

Divulgar que está atendendo apenas pacientes desacompanhados e seguindo os critérios de biossegurança, bem como um fluxo de triagem dos paciente. Por fim, mantenha a imagem em alta ante os pacientes: garantindo um comportamento de responsabilidade social e de atenção à saúde individual e coletiva.

Conheça as dicas completas da Doctor SA, neste link. Entenda mais sobre a Licença Remunerada em períodos como esse, no grupo exclusivo para assinantes Dental GO, no Facebook.

Sair da versão mobile