Dental Press Portal

Novo método de aumento ósseo promete enxerto criado a partir do próprio dente

(Fonte: Reprodução)

Quantos dentistas sabem que o dente saudável de um paciente pode ser o material perfeito para um aumento ósseo? Um novo método de aumento ósseo, desenvolvido pela fabricante inglesa Kometa Bio, promete reduzir os custos de uma cirurgia de enxerto ósseo, produzindo material de enxerto a partir de um dente saudável.

"Moinho para Dentes" produz material de alta qualidade para enxertos ósseos (Fonte: Reprodução)
“Moinho para Dentes” produz material para enxertos ósseos (Fonte: Reprodução)

O Smart Dentin Grinder funciona como um moinho para os dentes, que produz um material puro e de qualidade para o aumento ósseo. A dentina pode ser utilizada como enxerto devido à sua força, que atua como o andaime final. De acordo com o fabricante, esse aloenxerto é melhor devido à sua natureza autóloga, por possuir as mesmas proteínas e pela ausência de resposta imunogênica.

Além disso, promove uma nova regeneração óssea no local, e como resultado, o processo de recuperação após a cirurgia é reduzido pela metade. O fato de que o enxerto seja derivado de um dente, há pouca reabsorção do enxerto.

>>>Leia também: Correção estética de implante por meio de enxerto do tecido conjuntivo

O enxerto feito da prótese do paciente requer um produto de limpeza especial: uma solução de hidróxido de sódio misturada em 20% de etanol. Para o enxerto dentinári, é possível usar o dente inteiro (coroa, raiz, polpa), mas é importante evitar dentes tratados endodonticamente, explica o fabricante. Todos os dentes com amálgama, compósitos ou decaimento profundo precisam ser removidos por limpeza mecânica com uma broca de tungstênio, antes de serem colocados no moinho.

Pode-se moer um ou vários dentes, e a partir de um dente haverá três vezes o volume do mesmo. No entanto, não é possível obter alta qualidade de enxerto dental ao utilizar a mesma câmara para moer dentes de pessoas diferentes. Todos os dentes devem vir do mesmo paciente durante a mesma visita.

Este enxerto mineralizado de dentina preparado pelo Smart Dentin Grinder pode ser armazenado por tempo indeterminado, à temperatura ambiente. Com esta nova abordagem, a fabricante promete um novo e melhorado nível de aumento ósseo, reduzindo o custo de aumento ósseo e alcançando o resultado desejado.

Apesar das maravilhas reportadas pelo fabricante, ainda não existem pesquisas de terceiros comprovando a eficácia do processo, apenas casos clínicos disponíveis no próprio site da Kometa Bio (acesse aqui). Qual sua opinião sobre esse novo método?

Sair da versão mobile