Dental Press Portal

Pesquisadores apresentam novo método de clareamento dental

Em tempos de Instagram, todo mundo quer ter dentes perfeitos e brancos. Para se obter um sorriso mais brilhante, os pacientes podem optar por tratamento de clareamento dental caseiro ou visitar o dentista para que seus dentes sejam branqueados profissionalmente. Um artigo publicado na ACS Biomaterials Science & Engineering mostra, agora, um método novo e ainda mais seguro para clarear os dentes.

clareamento dental
Atualmente, o agente de branqueamento mais comum é o peróxido de hidrogênio (Foto: JCDR/Dental Press)

Uma equipe de pesquisadores chineses modificou as nanopartículas de dióxido de titânio com polidopamina (nano-TiO2 @ PDA) para que elas pudessem ser ativadas com luz azul. Em um experimento de prova de conceito, as partículas de nano-TiO2 @ PDA foram uniformemente revestidas na superfície de um dente e irradiadas com luz azul. Após quatro horas de tratamento, o nível de clareamento foi semelhante ao obtido com agentes à base de peróxido de hidrogênio.

>>> Leia também: Influência dos agentes clareadores utilizados no clareamento caseiro, em relação ao tempo e à temperatura de armazenagem

Atualmente, o agente de branqueamento mais comum é o peróxido de hidrogênio, que rouba elétrons das moléculas do pigmento que causam a descoloração dos dentes, e esse processo pode ser acelerado expondo os dentes à luz azul. Mas altas concentrações de peróxido de hidrogênio podem danificar o esmalte do dente, causando sensibilidade ou morte celular. Então, os pesquisadores queriam saber se um composto diferente ativado por luz azul poderia ser uma alternativa mais segura, mas ainda assim eficaz.

O grupo observou que nenhum dano significativo ao esmalte foi encontrado na superfície do dente, e o tratamento foi significativamente menos citotóxico do que o peróxido de hidrogênio. Além disso, a terapia nano-TiO2 @ PDA mostrou atividade antibacteriana contra certas bactérias.

Fonte: Livre tradução do Science Daily

 

Sair da versão mobile