Dental Press Portal

Smartphone pode ajudar no diagnóstico de transtornos do sono

Pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, projetaram uma nova tecnologia para modelar um padrão pessoal de sono,  baseado nos sons produzidos durante o sono.

Apesar de gastarmos de um quarto a um terço do nosso dia dormindo, nosso sono pode ser enganoso, e o diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono ainda são primitivos. Com a nova tecnologia desenvolvida, os sons produzidos durante o sono podem ser gravados em casa sem dispositivos sofisticados, afim de que os médicos se utilizem das gravações para melhorar o  diagnóstico e tratamento em pacientes que apresentem condições normais de sono.

>>> Leia Também: Estudo encontra forte relação entre apneia do sono e complicações de implante

Pacientes com distúrbios do sono são frequentemente avaliados por polissonografia (PSG), que mede uma variedade de atividade do corpo durante o sono, incluindo a atividade cerebral, movimento dos olhos e ritmos cardíacos. Ken-ichi Fukui, professor associado da Osaka University, diz que a PSG é ineficaz porque leva o paciente fora do seu ambiente natural de sono. “Nosso ambiente influencia como dormimos, não devemos esperar os mesmos padrões dormindo em um hospital ou dormindo em casa” diz Fukui.

Como foi realizada a pesquisa?

Fukui e outros pesquisadores do Instituto de Pesquisa Científica e Industrial da Universidade de Osaka colaboraram com pesquisadores da Escola de Odontologia. Os sons dos estudantes de odontologia dormindo foram registrados usando smartphones colocados à beira da cama. Fukui então usou um novo algoritmo preparado por seu grupo para analisar os sons e compará-los com dados de PSG tirados dos mesmos alunos dormindo. “Nós modificamos os algoritmos de mapas auto-organizados para visualizar a dinâmica do sono”, disse ele.

Os padrões de sono extraídos foram muito óbvios, já que os sujeitos mostraram mudanças claras nos sons de acordo com o estágio de sono. O ronco foi evidente durante os períodos de sono profundo, enquanto alguns tendiam a ranger os dentes durante os períodos de sono leve.

“A visualização por mapas auto-organizados torna muito fácil detectar padrões anormais no sono”, disse Fukui.

>>> Leia Também: Bruxismo do sono: possibilidades terapêuticas baseadas em evidências

Associar sons do sono com padrões de sono fornece uma nova perspectiva de diagnóstico de sono.”Há muitos dispositivos que avaliam o sono”, observa Fukui, “mas nenhum deles é cientificamente comprovado, e eles geralmente exigem que você use o dispositivo”, o que ele acrescenta que desestimula seu uso.

Fukui espera que aplicativos para smartphones e tablets possam ser usados ​​para gravar sons do sono e converter as informações em ajustes recomendados para a casa, como iluminação ou temperatura ambiente, para melhorar o sono.

Fonte: ScienceDaily

Sair da versão mobile